Notícia
Espanha: PP ganha, PSOE quase empata, Podemos afunda e Ciudadanos dispara
Se fossem hoje, as eleições gerais em Espanha seriam ganhas pelo PP do actual primeiro-ministro, mas os socialistas do PSOE ficariam pouco atrás. Já o Podemos, partido próximo do Syriza grego, afundou nas intenções de voto e está quase a ser apanhado pelo Ciudadanos. Espanhóis vão às urnas em Novembro.
Se as eleições gerais em Espanha, marcadas para Novembro, tivessem lugar neste momento, o vencedor seria o Partido Popular (PP) do actual primeiro-ministro Mariano Rajoy, com 25,6% dos votos, mas os socialistas do PSOE ficariam pouco atrás, com 24,3%, o que pode considerar-se um empate técnico, revelam os resultados de uma sondagem realizada pelo Centro de Investigaciones Sociológicas (CIS), divulgados na imprensa espanhola.
Os tradicionais partidos espanhóis surgem assim como os principais candidatos a governar o país. Já o Podemos de Pablo Iglesias, que chegou a estar à frente em alguns estudos de opinião, afundou nas intenções de voto, surgindo com 16,5%, menos sete pontos percentuais do que os resultados da anterior sondagem do estudo do CIS, de Janeiro. Ao invés, o Ciudadanos – outro partido novo – disparou nas intenções de voto de 3,1% para 13,8%.
No barómetro de Janeiro do CIS, o PP liderava com 27,3%, seguido do Podemos com 23,9%, e do PSOE com 22,5%.