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Chinesa CALB avança com "investimento histórico" em fábrica de baterias em Sines
O projeto é lançado na segunda-feira, com a presença do minstro da Economia, Pedro Reis. A empresa diz que tem "total confiança em Portugal" e escolheu localizar a sua ‘gigafábrica’ no país "devido às suas vantagens estratégicas, ao forte potencial da economia portuguesa e à mão de obra qualificada".
É oficial. A chinesa CALB vai mesmo avançar com um investimento de dois mil milhões de euros em Portugal para construir em Sines uma nova fábrica de baterias de lítio. O lançamento do projeto terá lugar na próxima segunda-feira, em Lisboa, com a presença de Liu Jingyu, presidente do Conselho de Administração da CALB, e do ministro da Economia, Pedro Reis. Em comunicado, a fabricante chinesa diz que se trata de um "investimento histórico para a economia verde em Portugal".
O projeto tem já o selo de Projeto de Interesse Nacional (PIN) por parte do Governo português. Diz a CALB que a fábrica deverá criar 1.800 empregos diretos e terá um impacto significativo na economia portuguesa, podendo representar mais de 4% do PIB nacional quando atingir a capacidade total de produção.
Com este investimento, a CALB tem como objetivo reforçar a sua presença no mercado europeu de veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia. "Estamos entusiasmados por trazer este grande projeto para Sines, contribuindo para o futuro da energia verde em Portugal e apoiando a transição do setor automóvel europeu para os veículos elétricos. A nossa fábrica não só criará novos empregos, como também colocará Portugal na vanguarda da produção de baterias para veículos elétricos na Europa", destaca no comunicado Liu Jingyu, presidente do Conselho de Administração da CALB.
Assim que estiver operacional, a fábrica terá capacidade de produção de 15 GWh de armazenamento de energia. A CALB prevê que a fábrica esteja totalmente operacional em 2028, com o início da construção programado para 2025.
Em entrevista ao Expresso, publicada esta sexta-feira, Liu Jingyu explicou que a CALB tem "total confiança em Portugal" e escolheu localizar a sua ‘gigafábrica’ no país "devido às suas vantagens estratégicas, ao forte potencial da economia portuguesa e à mão de obra qualificada".
"O porto de Sines, em particular, oferece vantagens logísticas excecionais, com o seu porto de águas profundas, operações 24 horas por dia, e a maior plataforma de transporte ferroviário de mercadorias em Portugal. Isso torna-o uma plataforma ideal para distribuir [as baterias] para o mercado europeu. Além disso, os investimentos do Governo português nas infraestruturas e o seu apoio à energia verde criam um ambiente perfeito para o sucesso da visão de longo prazo da CALB", revelou a responsável.
Quanto aos componentes para fabricar as baterias de lítio, a gestora garante que "a estratégia de aprovisionamento da CALB para Sines será tanto global como local, para garantir que criamos uma cadeia de fornecimento sustentável e resiliente".