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Stellantis alia-se a chinesa CATL para fábrica de baterias em Espanha de 4,1 mil milhões
O grupo automóvel e a fabricante chinesa de baterias vão criar uma "joint-venture" em partes iguais para desenvolver o projeto em Saragoça que deverá estar operacional no final de 2026.
A Stellantis e a chinesa CATL vão investir 4,1 mil milhões de euros numa fábrica de baterias para veículos elétricos na cidade espanhola de Saragoça, anunciaram esta terça-feira as empresas.
O grupo automóvel até recentemente liderado por Carlos Tavares e a fabricante chinesa de baterias vão criar uma "joint-venture" em partes iguais e esperam iniciar a produção no final de 2026.
A capacidade da fábrica de Saragoça poderá atingir os 50 gigawatts hora (GWh), dependendo da evolução do mercado de veículos elétricos na Europa e do apoio das autoridades espanholas, referem as empresas no comunicado.
Esta unidade surge numa altura em que a Europa tem sofrido vários revezes nas intenções de instalar fábricas de baterias para carros elétricos no Velho Continente. Recentemente, a sueca Northvolt pediu a proteção contra credores, tendo levado a Galp, sua parceira numa refinaria de lítio em Sines a desistir do projeto.
A fábrica de Saragoça será a terceira da CATL na Europa, sendo que as outras duas são totalmente detidas pela empresa chinesa.
A primeira unidade de produção de baterias da CATL em solo europeu situa-se na Alemanha e foi inaugurada há seis anos, tendo representado um investimento de 1,8 mil milhões de euros e uma capacidade de 14 GWh.
A companhia chinesa está a construir uma segunda fábrica na Hungria, com um investimento estimado de 7,3 mil milhões de euros e uma capacidade planeada de 100 GWh.
A Stellantis, por seu turno, é o maior investidor na ACC, uma fabricante de baterias em que também participam a Mercedes-Benz e a TotalEnergies.
A ACC já iniciou a produção numa "gigafactory" em França, tendo o desenvolvimento de outras duas unidades - em Itália e na Alemanha - sido adiado devido à fraca procura de veículos elétricos.