Notícia
PSOE lidera intenções de voto em Espanha
O partido liderado pelo actual primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, segue em segundo lugar nas últimas sondagens, com o PSOE a liderar as intenções de voto. No entanto, e considerando a margem de erro desta consulta popular, verifica-se um empate técnico. Está tudo em aberto para as eleições gerais de Dezembro.
O Partido Socialista espanhol (PSOE) lidera as intenções de voto, ficando à frente do Partido Popular (PP) por uma pequena margem, noticia esta segunda-feira, 21 de Setembro, o El País.
A sondagem da Metroscopia sobre o clima político em Espanha, efectuada entre 7 e 11 de Setembro, coloca o PSOE, liderado por Pedro Sanchez (na foto), na liderança, somando 24,6% das intenções de voto, com 1,2 pontos a mais do que o PP, que somou 23,4% das intenções de voto. Todavia, assinala o El País, estes resultados reflectem um empate técnico, uma vez que a margem de erro desta sondagem é de 2,4%.
Juntos, os dois partidos reúnem 48% das intenções de voto, o melhor valor Novembro de 2014, com o surgimento do Podemos e o ressurgir do Ciudadanos, escreve o jornal espanhol.
Segundo esta sondagem, o Podemos captaria 18,6% dos votos, e o Ciudadanos conquistaria 16,1%. Juntos, estes partidos emergentes somam 34,7% das intenções de voto.
Neste cenário, a Nova Esquerda Unida, de Alberto Garzón, que reuniu 5% das intenções de voto, estaria no limite para consquistar lugar no Parlamento.
Os últimos quatro anos, em que Mariano Rajoy e o PP governaram com maioria absoluta, "vacinaram" uma grande parte do eleitorado, escreve o El País, salientando que 67% dos inquiridos estão inclinados para um Governo de coligação.
Dentro dos votantes do próprio PP, apenas 65% se manifestaram a favor de repetir uma maioria absoluta.
As próximas eleições gerais em Espanha acontecem em Dezembro deste ano.