Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Poiares Maduro escolhe Pedro Lomba e Pedro Cardoso da Costa para secretários de Estado (act)

Cavaco Silva dá este Sábado posse a quatro secretários de Estado, sendo que da equipa anterior de Miguel Relvas apenas transita Teresa Morais. O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional escolheu dois professores da Faculdade de Direito para secretários de Estado.

12 de Abril de 2013 às 20:08
  • 4
  • ...

A Presidência da República anunciou esta tarde que Cavaco Silva vai dar este Sábado posse a quatro secretários de Estado, sendo que apenas Teresa Morais transita da equipa anterior de Miguel Relvas.

 

O novo ministro-adjunto, Miguel Poiares Maduro, vai ter dois secretários de Estado: Pedro Lomba, que será secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional e Joaquim Pedro Formigal Cardoso da Costa, que será Secretário de Estado para a Modernização Administrativa.

 

Já o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Marques Guedes, manteve Teresa Morais como Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade e substituiu Alexandre Mestre por Emídio Guerreiro como secretário de Estado do Desporto e Juventude.

 

A posse dos novos Secretários de Estado decorrerá este Sábado, pelas 12:00 horas, no Palácio de Belém. Também Poiares Maduro e Marques Guedes vão tomar posse este Sábado.

 

Governo com menos um secretário de Estado

 

Desta forma, saem do Governo quatro secretários de Estado e entram apenas três, já que Relvas tinha quatro secretários de Estado (Teresa Morais mantém-se) e o ministro da Economia perde Almeida Henriques.

 

Deixam o executivo Feliciano Barreiras Duarte, que era secretário de Estado Adjunto do Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares; Ana Rita Barosa, Secretária de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa (que tinha substituído Paulo Júlio) e Alexandre Mestre, secretário de Estado do Desporto e Juventude.

 

Ministro-adjunto recorre à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

 

Os dois secretários de Estado escolhidos por Miguel Poiares Maduro são ambos provenientes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, sendo que o ministro-adjunto do primeiro-ministro optou por dois elementos com a mesma formação que a sua: o direito.  

 

Pedro Lomba, colunista de vários jornais, é docente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e será o braço-direito de Poiares Maduro.

 

Já Pedro Cardoso da Costa, que ficará com a pasta da Modernização Administrativa, é Assistente Convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, desde Outubro de 1997, tendo também leccionado direito noutras faculdades portuguesas.

 

Com 48 anos, Pedro Cardoso da Costa é fundador do Movimento Esperança Portugal, tendo sido vice-presidente deste partido ate 2011.

 

De acordo com currículo enviado às redacções pelo gabinete do primeiro-ministro, Pedro Cardoso da Costa exerceu o cargo de assessor jurídico a diversas entidades, entre elas o ministro da Justiça Fernando Nogueira, entre 1988 e 1990, e do actual Presidente da república, entre 2006 e 2008.

 

Já Marques Guedes optou pelo deputado Emídio Guerreiro e vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD para ficar com a pasta da Juventude e do desporto.

 

Emídio Guerreiro Vogal do Conselho de Administração do IDT (Instituto da Droga e Toxicodependência) entre Setembro de 2004 e Março de 2005. No último Governo de Cavaco Silva foi assessor para as áreas da juventude e habitação para jovens de Marques Mendes, que era ministro-adjunto do primeiro-ministro. 

Ver comentários
Saber mais Poiares Maduro Pedro Lomba Pedro Cardoso da Costa secretários de Estado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio