Notícia
Maria Luís Albuquerque e Carlos Costa vão esta semana ao Parlamento
A ministra das Finanças e o governador de Portugal irão esta semana à Assembleia da República prestar depoimentos sobre a solução encontrada para resgatar o BES.
A Assembleia da República vai receber, ainda esta semana, a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, para ouvir explicações sobre a decisão de resgatar o Banco Espírito Santo. A ministra das Finanças será ouvida já esta quinta-feira às 16 horas, devendo Carlos Costa, segundo o Observador, prestar esclarecimentos no mesmo dia.
Houve, desta forma, consenso em torno do pedido formalizado pelo PS para que a Comissão Permanente da Assembleia da República fosse convocada, com urgência, a fim de ouvir aquilo que a responsável pela pasta das Finanças tem a dizer em relação à solução encontrada para assegurar a viabilidade do BES. Já Carlos Costa será ouvido na Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia.
A audição de Maria Luís, em sede da Comissão Permanente, decorre do facto dos plenários de deputados estarem suspensos devido a férias. Assim, a Comissão Permanente, que substitui o plenário da Assembleia enquanto os trabalhos se mantêm interrompidos, assegura a audição da ministra das Finanças. O governador terá de ser ouvido por uma comissão especializada.
O presidente da Comissão de Finanças, Eduardo Cabrita, já terá iniciado, avança o Expresso, contactos com os partidos com assento no hemiciclo, devendo recolher da parte destes a concordância necessária para avançar com a audição ao regulador.
O deputado socialista Eurico Brilhante Dias pediu, esta segunda-feira, "com carácter de urgência", a presença de Maria Luís Albuquerque no Parlamento para que explique a fórmula encontrada para acudir ao BES. Da parte dos social-democratas não houve discordância e foi o próprio Marco António Costa, vice-presidente do partido, a mostrar a disponibilidade do PSD para ouvir as explicações da ministra.