Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PS quer ouvir explicações de Maria Luís Albuquerque sobre o BES "com carácter de urgência"

Eurico Brilhante Dias anunciou que o PS quer ouvir a ministra das Finanças na comissão permanente da Assembleia da República sobre o caso BES. "Os portugueses são credores de uma explicação", justificou.

04 de Agosto de 2014 às 11:49
  • 36
  • ...

O Partido Socialista quer ouvir explicações de Maria Luís Albuquerque sobre o Banco Espírito Santo e, solicitou para isso, que a ministra seja ouvida pela comissão permanente da Assembleia da República, "com carácter de urgência".

 

O PS "solicitou a comissão permanente da Assembleia da República para que a ministra preste os esclarecimentos necessários", anunciou esta segunda-feira o dirigente socialista Eurico Brilhante Dias. "O País deve ser esclarecido como o BES pôde apresentar prejuízos de 3,5 mil milhões de euros. Os portugueses são credores de uma explicação".

 

Eurico Brilhante Dias sublinhou ainda que é necessário apurar responsabilidades e, consequentemente, punir as irregularidades, porque "ninguém está acima da lei". "Como foi possível chegar aqui? Quem são os responsáveis? Quais os crimes cometidos? Num Estado de direito ninguém esta acima da lei e devem ser apuradas responsabilidades doa a quem doer", frisou.

 

"Como podem o Governo e o Banco de Portugal explicar que, depois de três anos de programa de ajustamento e mais de 10 meses depois da sinalização de irregularidades no BES, que o desenlace passe pela utilização de recursos públicos" que podiam servir para "financiar a economia"?, questionou o socialista, acrescentando que é necessária uma "vigilância permanente" do dinheiro público.

 

No sábado também o deputado João Oliveira, do PCP, revelou que o partido vai propor, na Assembleia da República, a criação de uma comissão de inquérito para apurar responsabilidades sobre a situação do BES e garantir que são os accionistas e não os portugueses a suportar os prejuízos do banco.

 

De acordo com Eurico Brilhante Dias, o PS vai viabilizar a criação desta comissão. "O PS tem vindo a viabilizar as comissões de inquérito e essa não será caso extraordinário", assegurou.

Ver comentários
Saber mais Partido Socialista Banco de Portugal Maria Luís Albuquerque Banco Espírito Santo Assembleia da República parlamento Eurico Brilhante Dias BES Governo PS
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio