Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Comissão Política do PS reúne-se domingo

A Comissão Nacional e a Comissão Política do PS vão reunir-se no sábado e domingo, respectivamente. A Comissão Política socialista encontra-se no domingo à noite com o objectivo de poder discutir o esperado acordo com os partidos da esquerda.

Miguel Baltazar/Negócios
04 de Novembro de 2015 às 13:43
  • 37
  • ...

O próximo fim-de-semana terá agenda preenchida para os dirigentes nacionais do PS. Em comunicado enviado às redacções esta quarta-feira, 4 de Novembro, o PS informa que a Comissão Nacional do partido vai reunir-se no sábado às 15:30, estando já agendada para domingo às 21:30 a reunião da Comissão Política.

 

No encontro de domingo à noite, que decorrerá na sede do partido no Largo do Rato, o objectivo da Comissão Política deverá passar pela discussão do propalado acordo entre o PS e os restantes partidos da esquerda parlamentar. "Admito que sim", reconheceu fonte oficial socialista ao Negócios já depois de reconhecer que o encontro foi marcado para a noite de domingo de forma a garantir maior espaço temporal para fechar o acordo com BE, PCP e Verdes.

 

Trata-se do mesmo órgão que, a 6 de Outubro, mandatou o secretário-geral, António Costa, para negociar com todos os partidos com assento no Parlamento uma solução governativa que respondesse ao novo quadro parlamentar saído das eleições de 4 de Outubro.

 

Ora, a necessidade deste encontro decorre também do facto de estar já agendada para o início da próxima semana, a 9 e 10 de Novembro, a discussão do programa de Governo, uma decisão tomada em conferência de líderes parlamentares ainda na passada semana. Isto porque desde as últimas legislativas, António Costa já disse em mais do que uma ocasião que a sua acção política decorre daquilo que é o mandato que lhe é conferido pela Comissão Política do partido. 

O que significa que Costa necessitará sempre da aprovação, por parte da Comissão Política, de um eventual acordo que venha a ser firmado com os partidos da esquerda parlamentar. E tendo em conta que ainda ontem Carlos César, presidente e líder parlamentar do partido, afiançou que os socialistas não votarão favoravelmente nenhuma moção de rejeição ao Executivo PSD/CDS em funções, a menos que tenham uma "alternativa estável e duradoura" de Governo, percebe-se a necessidade daquele órgão se reunir antes das sessões parlamentares da próxima semana e respectiva votação do programa do Governo.

Mas antes da reunião da Comissão Política, logo no sábado, no Hotel Altis, vai reunir-se a Comissão Nacional socialista. O encontro do órgão máximo entre congressos inicia-se pouco depois da hora inicialmente marcada para o almoço que pretendia juntar, na Mealhada, cerca de 200 militantes socialistas que se revêem na "corrente crítica e alternativa" lançada pelo eurodeputado Francisco Assis. No entanto, tendo em conta a proximidade dos dois eventos, Assis, em declarações à Lusa, já veio dizer que "logo que tive conhecimento da realização da Comissão Nacional do PS, no sábado decidi imediatamente cancelar o encontro".

O agendamento da Comissão Nacional socialista, que por norma decorre durante o período da manhã, para uma hora próxima daquela que havia sido escolhida para o encontro da corrente Assis poderá não ser uma coincidência. Havendo quem admita que possa existir uma intenção de boicote ao almoço oposicionista. Ao Negócios, um membro da Comissão Nacional admite que "pode haver esse propósito". 

(Notícia actualizada às 14:02)

Ver comentários
Saber mais PS Comissão Nacional Comissão Política António Costa Parlamento PCP BE Francisco Assis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio