Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente do Bundesbank vê obstáculos legais à compra de títulos da dívida pelo BCE

Continua a troca de argumentos entre os líderes do BCE e do banco central alemão. Depois de na semana passada Draghi ter admitido a possibilidade de o BCE comprar títulos da dívida soberana, surge agora Weidmann a relevar “obstáculos legais” que inviabilizam, na sua perspectiva, tal opção.

Bloomberg
24 de Novembro de 2014 às 21:29
  • 4
  • ...

O presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, insistiu esta segunda-feira, em Madrid, na ideia de que a compra de títulos de dívida soberana pelo Banco Central Europeu (BCE) não é o remédio que a Zona Euro necessita.

 

Depois de Mario Draghi, presidente do BCE, ter admitido na segunda-feira da semana passada a possibilidade de a instituição que lidera adquirir dívida soberana dos países em maiores dificuldades, Weidmann alertou para a impossibilidade dessa via.

 

No entender do economista alemão, deve realçar-se o facto de "nos tratados existir uma proibição a financiamentos monetários que coloca grandes obstáculos legais, e por uma boa razão", à compra de títulos da dívida soberana pela autoridade monetária europeia.

 

Jens Weidemann tem, em diversas ocasiões, mostrado a sua oposição à adopção de medidas de estímulo económico, que acabam por descurar a necessidade de os Estados prestarem maior atenção ao rigor orçamental.

 

O debate acerca da "flexibilização quantitativa" ('quantitative easing') está "a desviar a nossa atenção dos verdadeiros problemas", explicou Weidmann numa clara alusão à importância dos limites ao endividamento e do rigor orçamental.  

 

"Parece existir uma concepção de que há por aí uma bala de prata, que é a compra de dívida pública, e uma vez que embarquemos nesse processo isso irá salvar a Europa do baixo crescimento e de todos os outros problemas", atirou Jens Weidmann citado pela Bloomberg. 

Ver comentários
Saber mais Jens Weidmann BCE Zona Euro Mario Draghi Bundesbank Dívida Pública
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio