Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bundesbank reduz estimativa de crescimento da Alemanha

O banco central alemão reviu em baixa a previsão de crescimento da Alemanha, devido, sobretudo, aos problemas de recuperação que têm sido sentidos na Zona Euro.

Reuters
05 de Dezembro de 2014 às 09:13
  • 2
  • ...

O produto interno bruto (PIB) da Alemanha deverá crescer 1,4% no próximo ano, de acordo com as novas estimativas divulgadas esta sexta-feira, 5 de Dezembro, pelo Bundesbank. Esta previsão compara com a estimativa de crescimento de 1,9% avançada em Junho, de acordo com a Bloomberg.

 

O corte das estimativas foi também aplicado para 2016, com a previsão a apontar um crescimento económico de 1,6%, quando anteriormente a estimativa era de 1,8%.

 

A penalizar a economia alemã está, sobretudo, a falta de sinais de recuperação efectiva dos congéneres da Zona Euro, bem como a tensão política que se vive com a Rússia.

 

Mas não foram apenas as previsões relacionadas com o PIB que sofreram alterações. As estimativas para a inflação também foram revistas em baixa. Assim, a taxa de inflação deverá rondar os 1,1%, em 2015, quando a anterior estimativa era de 1,5%. Para 2016, a previsão é de uma taxa de 1,8%, ligeiramente abaixo dos 1,9% estimados anteriormente.

 

Estas estimativas, realça a Bloomberg, não incorporam a queda abrupta dos preços do petróleo nas últimas semanas. Caso os preços do petróleo continuem pressionados, o Bundesbank estima que "o crescimento económico em 2015 e 2016 possa ser entre 0,1 e 0,2 pontos percentuais mais elevado", respectivamente, afirmou Jens Weidman, presidente da instituição, citado no comunicado emitido pelo banco central.

Ver comentários
Saber mais Alemanha Bundesbank Jens Weidman Zona Euro conjuntura economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio