Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE gasta o valor mais baixo desde o início das compras de dívida pública

A instituição monetária da Zona Euro pôs um travão nas compras de activos. As compras foram reduzidas de 13,6 para 12 mil milhões, com os activos do sector público a sofrerem uma forte redução.

13 de Abril de 2015 às 17:57
  • 3
  • ...

O Banco Central Europeu (BCE) gastou apenas 12,01 mil milhões de euros com as compras de activos na semana passada. Este é o valor mais baixo desde que, a 9 de Março, a instituição liderada por Mario Draghi (na foto) começou a adquirir activos do sector público. Um ritmo que não poderá manter-se até ao fim do mês, já que seria insuficiente para atingir o objectivo mensal de 60 mil milhões.

 

As compras de activos do sector público (PSPP, na sigla anglo-saxónica) ascenderam a 9,159 mil milhões de euros, na semana terminada a 10 de Abril. Um montante que até fica aquém das compras registadas na primeira semana do programa. No arranque da mais ousada política monetária alguma vez tomada pelo BCE, as compras destes activos – que incluem a dívida soberana - ascenderam a 9,751 mil milhões de euros.

 

Já a aquisição de "covered bonds" e instrumentos de dívida titularizados foi, respectivamente, de 2,48 mil milhões e 371 milhões de euros. Feitas as contas, e dado o peso significativo do PSPP, a intervenção do BCE no mercado na semana passada ascendeu a 12,01 mil milhões, menos que os 13,6 mil milhões registados na semana anterior. Um ritmo que deverá ser significativamente maior na próxima semana.

 

A instituição monetária tem o objectivo de aumentar o seu balanço em 60 mil milhões de euros por mês, através dos três programas de compras de activos. Para cumprir esta meta, o BCE terá de comprar, em média, 14 mil milhões em activos ao longo das próximas três semanas.  

 

Por agora, o banco central da Zona Euro comprou um total de 134,09 mil milhões de euros, desde o início do programa de "covered bonds". Com arranque a 20 de Outubro de 2014, este foi o primeiro passo para o BCE aumentar o seu balanço até aos três biliões de euros. Um objectivo apontado por Mario Draghi que, até 3 de Abril, estava ainda a mais de 600 mil milhões de distância.

Ver comentários
Saber mais Banco Central Europeu BCE Mario Draghi Zona Euro economia negócios e finanças macroeconomia serviços financeiros política monetária mercado de dívida obrigações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio