Notícia
BCE mantém taxa de juro no mínimo histórico de 0,05%
Há sete meses que a Zona Euro beneficia da taxa de juro de referência mais baixa de sempre nos 0,05%. E vai continuar a beneficiar. O BCE decidiu também manter a taxa dos depósitos em valores negativos.
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou a manutenção da taxa de juro de referência para a Zona Euro no mínimo histórico de 0,05%, bem como a taxa de depósitos nos -0,20%. A taxa de referência para a região encontra-se neste mínimo histórico desde Setembro de 2014.
A habitual conferência de imprensa de Mario Draghi deverá começar às 13h30, hora de Lisboa, e pode ser acompanhada em directo.
A decisão de manter as taxas de juro já era esperada pelos analistas consultados pelas agências de informação. Os especialistas não prevêem alterações de juros na Zona Euro tão cedo.
Os investidores aguardam agora com expectativa as palavras do presidente do BCE, até para tentarem perceber melhor como poderá evoluir o programa de compra de dívida, numa altura em que os dados revelam uma travagem no ritmo de compras.
O BCE gastou apenas 12,01 mil milhões de euros com as compras de activos na semana passada. Este é o valor mais baixo desde que, a 9 de Março, a instituição liderada por Mario Draghi começou a adquirir activos do sector público. Um ritmo que não poderá manter-se até ao fim do mês, já que seria insuficiente para atingir o objectivo mensal de 60 mil milhões.
A Moody’s fez mesmo um relatório em que defende que o BCE terá dificuldades em manter as compras de dívida até Setembro de 2016. Os títulos alemães deverão ser os primeiros a esgotar-se, diz a Moody’s, mas a dívida nacional será também um problema. A instituição terá que rever os limites às compras.