Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE comprou em Abril 1.084 milhões de euros em obrigações portuguesas

São quase 176 mil milhões de euros em títulos de dívida que o BCE já adquiriu através dos seus três programas de compras, dos quais 2,2 mil milhões são obrigações soberanas portuguesas. Um valor que cresce ao ritmo esperado, já que a instituição voltou a atingir o objectivo mensal de 60 mil milhões.

5 de Março – Draghi na conferência de imprensa após a reunião do BCE

'A última coisa que se pode dizer é que o BCE não está a ajudar a Grécia'
Reuters
04 de Maio de 2015 às 15:10
  • 7
  • ...

O Banco Central Europeu (BCE), juntamente com o Banco de Portugal, comprou em Abril 1.083 milhões de euros em obrigações soberanas portuguesas. Um valor ligeiramente superior ao de Março, num mês em que a instituição liderada por Mario Draghi voltou a atingir o objectivo de 60 mil milhões.

 

A instituição monetária da Zona Euro já conta com 2.157 milhões de euros em obrigações nacionais. Um valor que partilha com o Banco de Portugal - já que são co-responsáveis pelas compras de activos portugueses -, após a aquisição de 1.083 milhões em Abril. Ao contrário da maioria dos países da Zona Euro, este valor corresponde apenas a dívida soberana, já que o BCE não está a comprar dívida de qualquer agência governamental portuguesa. 

 

Este valor foi, assim, semelhante ao registado em Março, quando as instituições compraram 1.073 milhões em obrigações nacionais. Já a maturidade média ponderada dos títulos caiu de 10,96 anos para 10,77. Ainda assim, a dívida portuguesa comprada pelo BCE tem agora a maior maturidade, quando no final de Março era superada pelos títulos espanhóis.

 

Entre dívida soberana e de agências governamentais, a instituição liderada por Mario Draghi comprou o equivalente a 41.950 milhões de euros. Além destes títulos, o programa de compra de activos do sector público inclui ainda instituições supranacionais sediadas na Zona Euro, das quais o BCE comprou 5.747 milhões em dívida. Feitas as contas, foram quase 48 mil milhões de euros que o BCE aplicou apenas sob este programa.

 

Mas em Abril continuaram também as compras de "covered bonds" e de instrumentos de dívida titularizados. O BCE aplicou então 1.162 e 11.464 milhões de euros, respectivamente. Montantes que levaram a intervenção do banco central a ascender a 60.326 milhões em Abril, alcançando, assim, o objectivo mensal de 60 mil milhões.

 

(Notícia actualizada às 15h40, com mais informação)

Ver comentários
Saber mais compras de activos programa de compra de activos do sector público PSPP dívida soberana obrigações BCE Banco de Portugal mercado de dívida mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio