Notícia
Primeira mulher a ser escolhida por Trump é filha de indianos
A governadora republicana da Carolina do Sul é a primeira mulher a ser escolhida por Donald Trump para um cargo de nível equiparado ao da administração.
O anúncio oficial só deverá ser feito já durante a tarde desta quarta-feira, 23 de Novembro, mas fontes próximas de Donald Trump garantem que Nikki Haley (na foto) é a escolha do presidente eleito dos Estados Unidos para a função de embaixadora junto das Nações Unidas.
O jornal online Politico refere-se à governadora da Carolina do Sul desde 2011 como uma "estrela em ascensão" no seio do Partido Republicano. Esta filha de imigrantes indianos, de 44 anos de idade, torna-se assim na primeira mulher a ser escolhida por Trump para um cargo cuja importância é equiparável ao da futura administração norte-americana. Até ao momento todas as principais escolhas de Trump para a sua administração incluíam apenas homens, brancos e muito conservadores, incluindo nacionalistas e um membro do movimento de supremacistas brancos.
Em 2011 Haley já fizera história ao tornar-se na primeira mulher a assumir a função de governadora do Estado da Carolina do Sul. A governadora foi uma das figuras republicanas que mais ferozmente se opôs a Trump, tendo primeiro apoiado o senador Marco Rubio para depois da desistência deste atribuir o seu apoio ao senador Ted Cruz.
Houve várias trocas de argumentos entre Haley e Trump. A CNN recorda, por exemplo, as declarações em que Trump considerou que a posição da governadora sobre questões relacionadas com imigração eram excessivamente "fracas". Isto depois de Haley ter aprovado a residência de imigrantes na Carolina do Sul independentemente da sua raça ou religião.
Mais tarde a governadora referiu-se ao então já candidato republicano à Casa Branca como sendo "tudo aquilo que um governador não quer ver num presidente".
Depois de ter sido o jornal Charleston Post and Courier a avançar inicialmente a informação durante a madrugada, entretanto também a CNN e o Politico confirmaram a escolha citando fontes conhecedoras desta decisão. Ao início da tarde em Lisboa um comunicado emitido pela equipa de transição do magnata do imobiliário confirmou que é Nikki Haley a escolha de Trump para representar o país junto da ONU. A NBC News avançou ainda que Haley aceitou o convite endereçado pelo presidente eleito.
Nov 23 (Reuters) - South Carolina Governor Nikki Haley has accepted President-elect Donald Trump's offer to be the U.S. ambassador to the United Nations, NBC News reported on Wednesday, citing a source familiar with the transition process.
Para desempenhar o cargo até aqui ocupado por Samantha Power, Haley terá de fazer uso de capacidades de negociação e de conhecimentos diplomáticos.