Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal envia 34 peritos do SEF para ajudar a Grécia a lidar com refugiados

O Ministério da Administração Interna informa que 34 peritos do SEF vão integrar, a partir do próximo domingo, a agência Frontex com o objectivo de apoiar a Grécia a gerir as crises migratória e dos refugiados.

Correio da Manhã
01 de Abril de 2016 às 19:11
  • 1
  • ...

A partir do próximo domingo e até 1 de Maio, 34 peritos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vão estar integrados no contingente da Frontex, a agência responsável pelo controlo das fronteiras externas europeias.


Numa nota enviada às redacções esta sexta-feira, 1 de Abril, o Ministério português da Administração Interna informa que os elementos portugueses do SEF partem já este domingo, 3 de Abril. A ministra Constança Urbano de Sousa "estará presente" no aeroporto de Figo Maduro "para assinalar a partida dos 34 peritos do SEF", pode ainda ler-se no comunicado.

 

Portugal cumpre assim a primeira fase de execução das medidas previstas pelo acordo recentemente firmado entre a União Europeia (UE) e a Turquia tendo em vista o controlo e limitação da chegada de requerentes de asilo a solo comunitário, designadamente à Grécia.

 

Nesse sentido, os 34 inspectores do SEF vão integrar as equipas de intervenção rápida da Frontex (RAPID Poseidon Intervention) e de asilo do Gabinete Europeu de Apoio em matéria de Asilo (EASO).

 

A participação portuguesa conta assim com 34 peritos em readmissão e retorno de cidadãos estrangeiros que terão como principal missão "apoiar as autoridades gregas na implementação do processo de readmissão para a Turquia", sendo que três destes elementos nacionais, que contam com "experiência na área do asilo", vão ajudar Atenas a aplicar um "processo rápido de registo", nota o Ministério liderado por Constança Urbano de Sousa.

 

A agência Reuters noticiou esta sexta-feira que foi hoje aprovada uma emenda ao projecto de lei relativo à implementação do acordo UE-Turquia que assenta, entre outras medidas previstas, no reenvio para a Turquia dos novos migrantes e refugiados que cheguem às ilhas gregas. A aplicação no terreno do acordo começa já na próxima segunda-feira, 4 de Abril. 

Ver comentários
Saber mais SEF UE Turquia Constança Urbano de Sousa Administração Interna Grécia Refugiados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio