Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bavarian Nordic garante "stock" de vacinas contra a varíola. Ações disparam em bolsa

A farmacêutica dinamarquesa garante que pode fornecer 10 milhões de doses da sua vacina aos países africanos até ao final de 2025. "Temos 'stock' e temos as capacidades", afirmou o CEO, Paul Chaplin

  • 1
  • ...

A Bavarian Nordic, uma das poucas empresas com uma vacina aprovada contra a varíola, garante que tem capacidade para satisfazer as necessidades de imunização dos países africanos que estão a braços com um surto do vírus de mpox.

As ações da empresa dinamarquesa chegaram a disparar 17% no início das negociações de quinta-feira em Copenhaga, prolongando uma subida de 12% no dia anterior. Os títulos da Bavarian Nordic cotados nos EUA fecharam a última sessão em Wall Street a ganhar 33%.

A farmacêutica garante que pode fornecer 10 milhões de doses da sua vacina aos países africanos até ao final de 2025. "Temos 'stock' e temos as capacidades. O que nos falta são as encomendas", disse na quarta-feira o diretor executivo da Bavarian Nordic, Paul Chaplin, citado pela Bloomberg.

A Organização Mundial de Saúde declarou esta quarta-feira o surto de rápida propagação como uma emergência de saúde pública global. Na véspera, também o Centro Africano de Controlo de Doenças tinha considerado que o vírus - potencialmente mortal e que se espalhou por, pelo menos, seis países - é uma emergência a nível continental.

Só este ano, uma estirpe mutante já infetou cerca de 15 mil pessoas e matou mais de 500 na República Democrática do Congo. A fragilidade dos sistemas de saúde pública e a falta de acesso a vacinas dispendiosas têm dificultado os esforços para controlar a propagação.

A Bavarian Nordic diz ter cerca de 300 mil doses prontas para serem enviadas imediatamente. A empresa e a Comissão Europeia já doaram mais de 215 mil doses em conjunto e o CEO indica que poderá fornecer um total de dois milhões de doses a África até ao final deste ano e mais oito milhões em 2025.

"Já estamos no final de agosto, pelo que é realmente necessária alguma rapidez na tomada de decisões para o conseguirmos fazer", afirmou Paul Chaplin. A vacina da Bavarian Nordic - vendida sob os nomes de Jynneos, Imvamune e Imvanex - foi originalmente desenvolvida para proteger contra a varíola e é a única aprovada para a varíola mpox.

Com um preço de cerca de 100 dólares por dose, é uma das poucas vacinas que podem prevenir a varíola mpox, de acordo com Centro Africano de Controlo de Doenças. Duas outras, da Emergent Biosolutions Inc. e da KM Biologics, estão disponíveis, embora não sejam amplamente aprovadas.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio