Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Acordo UE-Turquia: Primeiros refugiados sírios chegam à Alemanha

A chegada destes refugiados à Alemanha enquadra-se no acordo alcançado entre Bruxelas e Ancara para a transferência de migrantes.

Reuters
04 de Abril de 2016 às 17:14
  • 1
  • ...

São 32 pessoas. As primeiras de muitas. No âmbito do acordo que prevê a transferência de migrantes, alcançado entre a Comissão Europeia e a Turquia, os primeiros refugiados sírios já chegaram à Alemanha, mais concretamente à cidade de Hanôver. De acordo com o jornal inglês The Guardian, que cita o departamento federal alemão para os refugiados, dois aviões, cada um com 16 refugiados, já aterraram na Alemanha, oriundos de Istambul, na Turquia. 

As 32 pessoas foram levadas para um campo de acolhimento. Segundo o ministério da Administração Interna da Alemanha, citado pelo The Guardian, a maioria dos migrantes que chegaram à Alemanha são famílias jovens com crianças. Não foram revelados mais detalhes.

Acordo União Europeia-Turquia

O acordo entre a União Europeia e a Turquia foi alcançado no passado dia 18 de Março. E prevê que por cada migrante sírio que esteja nas ilhas gregas e que seja readmitido pela Turquia, outro requerente de asilo sírio que esteja instalado em solo turco será distribuído pelos Estados-membros da União Europeia (UE). Além disso, todos os novos migrantes irregulares que partam da Turquia em direcção às ilhas gregas serão reenviados para a Turquia com todos os custos destas operações cobertos pela UE.

Por outro lado, com este acordo fica estabelecido que as instituições europeias vão apoiar a Grécia e assumir a questão dos refugiados como "responsabilidade colectiva", providenciando apoio e instrumentos financeiros de emergência. Ajudar a Grécia na gestão das fronteiras externas, incluindo as fronteiras com a Macedónia e a Albânia, com envolvimento acrescido da Europol, da agência Frontex e da NATO para o patrulhamento do Mar Egeu, gerir fluxos de entrada e combater o tráfico de pessoas era também uma das metas do acordo.

Primeiras deportações

Foram duas as embarcações que atracaram no porto turco de Dikili, ao início da manhã desta segunda-feira, 4 de Abril, oriundas da ilha grega de Lesbos. Dentro dos barcos, que partiram da Grécia e que foram escoltados por dois navios da guarda costeira e um helicóptero das autoridades turcas, seguiam os primeiros migrantes e refugiados que entraram na Grécia de forma ilegal e que foram agora enviados para território turco.

Entretanto, e de acordo com o The Guardian, uma terceira embarcação, com 66 migrantes, que partiu da ilha grega de Chios, também chegou ao porto turco de Dikili.

Estes migrantes e refugiados, escreve a agência Reuters, chegam à Turquia numa altura em que está em curso o plano da União Europeia para encerrar a principal rota atravessada por milhões de pessoas no ano passado para chegar à Grécia através do Mar Egeu.

Questionada, esta manhã sobre se a Turquia garante os requisitos legais para receber estes migrantes e refugiados oriundos da Grécia, a porta-voz da Comissão Europeia confirmou que Ancara cumpriu todas as exigências.

Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia Turquia Alemanha Istambul União Europeia-Turquia refugiados acordo União Europeia-Turquia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio