Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Primeiro-ministro promete passe ferroviário mensal de 20 euros

A medida, prometida na Festa do Pontal, avança no próximo mês de setembro. Luís Montenegro diz que passe dá acesso a todos os comboios: urbanos, regionais ou inter-regionais.

Luís Forra/Lusa
  • ...

O Governo vai criar já no próximo mês de setembro um passe mensal ferroviário de 20 euros que vai permitir viajar em quase todos os comboios em Portugal, dos urbanos aos inter-regionais e intercidades.

A medida foi anunciada esta quarta-feira, na Festa do Pontal, no Algarve, a "rentrée" política do PSD. "Nós vamos decidir a criação de um passe ferroviário que tem um custo de 20 euros mensais e dará a possibilidade de acesso, durante um mês, a todos os comboios urbanos, a todos os comboios regionais, a todos os comboios inter-regionais e também à rede do intercidades", prometeu o primeiro-ministro, Luís Montenegro. "Não é uma benesse. É um investimento nas pessoas, no ambiente, no futuro", acrescentou o chefe do Governo.

Montenegro deu de seguida exemplos práticos: "Quem morar em Braga e quiser ir ao Porto ou a Aveiro, quem morar em Aveiro e quiser ir a Leiria ou a Lisboa, quem morar em Leiria e quiser ir a Lisboa ou a Faro, terá a oportunidade, por 20 euros por mês, de aproveitar a possibilidade de viajar na ferrovia portuguesa e de, com isso, se poder movimentar, protegendo o meio ambiente."

Esta medida faz parte do plano "mobilidade verde, que vai facilitar a utilização de meios de transporte que não inflijam problemas ambientais, que sejam, do ponto de vista ambiental, mais sustentáveis, mas ao mesmo tempo que facilitem verdadeiramente a vida dos cidadãos", indicou o primeiro-ministro.

O passe nacional ferroviário já existe atualmente, mas com um preço de 49 euros, numa iniciativa apresentada pelo Livre na discussão do Orçamento do Estado para 2023 e que foi, entretanto, alargada este ano. Numa primeira fase, o passe ferroviário dava acesso a todos os comboios regionais do país e já com o Orçamento do Estado para este ano, novamente por iniciativa do Livre, foi alargado para os inter-regionais, urbanos e intercidades, mas seria criado até ao final do primeiro semestre.

A Festa do Pontal, no Calçadão de Quarteira, que este ano é aberta ao público em geral, marca, como habitualmente, a "rentrée" política dos partidos. No próximo dia 22, o Chega abre o ano político e a 24 será a Iniciativa Liberal, ambos também a escolherem o Algarve para as respetivas iniciativas.

O Bloco de Esquerda e o PS escolheram o final do mês. A Academia Socialista vai decorrer entre os dias 28 de agosto e 1 de setembro, em Tomar. Os bloquistas reúnem o Fórum Socialista em Braga também nesse fim de semana.

O PCP fará a "rentrée" no primeiro fim de semana de setembro na Festa do Avante.

(Notícia atualizada às 22:15 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Pontal PSD Luís Montenegro rentrée orçamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio