Notícia
Obama convoca G7 para discutir apoio à Ucrânia
O Presidente norte-americano convidou os líderes do G7 para uma reunião na próxima semana, em Haia, paralela à cimeira sobre segurança nuclear, que vai decorrer em Haia.
Barack Obama chamou os líderes do G7 – grupo dos sete países mais industrializados do mundo – para um encontro sobre os próximos passos a serem dados no apoio à Ucrânia.
“O encontro vai focar-se na situação da Ucrânia e nos próximos passos que o G7 poderá decidir para responder aos desenvolvimentos [sobre a situação na Crimeia] e apoiar a Ucrânia”, confirmou à Associated Press a porta-voz da Casa Branca para as questões de segurança, Caitlin Hayden.
A reunião, que incluirá o G7 e a representação da Comissão Europeia, será paralela à cimeira sobre segurança nuclear. Ambos os encontros vão decorrer na cidade de Haia, Holanda. A Rússia é um dos 53 países que vão participar na cimeira sobre segurança nuclear.
O país liderado por Vladimir Putin foi esta manhã suspenso das preparações para a próxima cimeira do G8, prevista para Junho na cidade russa de Sochi. Foi o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius, que anunciou que a Rússia tinha sido afastada da preparação da próxima cimeira.