Notícia
Rússia suspensa das preparações para o G8
O anúncio foi feito pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius. A Rússia foi afastada da preparação do próximo encontro do grupo, previsto para Junho.
A Rússia foi afastada das prepações para a próxima reunião do G8 - grupo dos oito países mais industrializados do mundo. O anúncio foi dado pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros em declarações à Europe 1. “Decidimos suspender a participação da Rússia [no G8] e prevemos que os restantes países se unam contra a Rússia”, afirmou o responsável pelas relações exteriores de França.
Laurent Fabius admitiu ainda que a Rússia poderá ser definitivamente excluída do G8, caso se mantenha a tensão na região da Crimeia.
Antes do aumento de tensão entre a Rússia e a comunidade internacional, devido à Crimeia, estava previsto que a Rússia presidisse o G8 e Vladimir Putin seria o responsável pela organização da próxima cimeira, prevista para os dias 4 e 5 de Junho em Sochi, na Rússia. Como acentuar da tensão, os países europeus e os EUA já disseram que a realização desta cimeira estava suspensa. Hoje afirmaram que a Rússia estará fora das preparações da próxima reunião.
A confirmar-se a expulsão dos russos, o G8 retorna ao formato anterior a 1998, o G7, constituído pelo Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Estados Unidos e Reino Unido, mais a representação da Comissão Europeia.