Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ISP vai render mais 465 milhões ao Estado

O ISP vai subir mais do que o que já tinha sido anunciado. A subida de seis cêntimos vai levar a receita para 465 milhões. A pressão da Comissão Europeia fez aumentar a receita em 120 milhões.

05 de Fevereiro de 2016 às 18:57
  • ...

O aumento do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) vai dar um forte impulso às receitas do Estado em 2016. São mais 465 milhões do que o montante arrecadado durante o ano passado. No esboço do Orçamento do Estado a receita era elevada, mas ficava-se pelos 345 milhões a mais do que em 2015.


O Governo decidiu avançar com um "aumento de seis cêntimos por litro no imposto aplicável à gasolina sem chumbo e ao gasóleo rodoviário", refere a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2016 entregue esta sexta-feira, 5 de Fevereiro, no Parlamento. Um agravamento que vai render mais 465 milhões que em 2015.


Este imposto, pago pelos consumidores, será o segundo entre os indirectos que maior receita gerará para o Estado: receita sobe de 2.237,6 para 2.703 milhões de euros. O aumento de receita de 20,8% um dos mais elevados, sendo superado pelo do tabaco cuja receita registará um aumento de 22%.


O aumento da receita é mais expressivo do que o inicialmente previsto, sendo resultado da pressão da Comissão Europeia junto do Executivo no sentido de que António Costa encontrasse mais receita para garantir uma execução fiscal que permita ajudar a baixar o défice de Portugal.


"A queda de receita foi de cinco cêntimos na gasolina e quatro no gasóleo, a recuperação apontará para actualizações de valor correspondente", disse o ministro das Finanças, Mário Centeno aquando da apresentação do esboço do OE. A subida para seis cêntimos trará mais 120 milhões de euros de receita.

Ver comentários
Saber mais combustíveis gasolina gasóleo mercado cotações petróleo impostos taxa ISP Orçamento Governo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio