Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo elimina benefício fiscal para renovação de frotas

A proposta do Orçamento prevê uma autorização legislativa para eliminar um benefício fiscal, concedido às empresas de transportes, que incentivava a renovação de frotas.

Sofia A. Henriques/Negócios
05 de Fevereiro de 2016 às 20:26
  • ...

O benefício fiscal às mais-valias com a venda de veículos de transporte público de passageiros, táxis e de transportes de mercadorias, que fossem reinvestidas na aquisição de novos veículos pode ser eliminada. Na proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2016 entregue esta sexta-feira, 5 de Fevereiro, no Parlamento, é incluída uma autorização legislativa para eliminar este benefício fiscal.

Segundo o Estatuto dos Benefícios Fiscais, as empresas de transportes públicos têm uma isenção de imposto na diferença positiva entre as mais-valias e menos-valias resultantes na transmissão onerosa de veículos afectos ao transporte público de passageiros com lotação igual ou superior a 22 lugares. Desde que no próprio período de tributação ou até ao fim do segundo período de tributação seguinte fosse efectuado o reinvestimento da totalidade do valor de realização na aquisição de veículos novos.

Para os veículos afectos ao serviço de táxi e para os veículos de mercadorias com peso bruto igual ou superior a 12 toneladas, a isenção funcionava de forma semelhante. As empresas de transportes mantêm, no entanto, um benefício fiscal nos gastos suportados com o abastecimento de combustível no território nacional.

Segundo a proposta do OE "os gastos suportados com a aquisição, em território português, de combustíveis para abastecimento de veículos de transporte de mercadorias, transporte público de passageiros e de táxi, são majorados até 120% na dedução como custos para efeitos de determinação do lucro tributável de IRC ou IRS de sujeitos passivos com contabilidade organizada".

Ver comentários
Saber mais Orçamento do Estado Estatuto dos Benefícios Fiscais transportes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio