Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Schauble: Governo grego "deve fazer mais ou menos o contrário do que prometeu durante a campanha"

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou numa entrevista à Deutsche Welle que o novo acordo para o terceiro resgate à Grécia supõe uma confirmação da postura defendida pela Alemanha.

Reuters
15 de Agosto de 2015 às 15:24
  • 54
  • ...

Segundo Schäuble, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, acabou por reconhecer que se a Grécia quer permanecer no euro terá que se esforçar.

 

"É o que tenho dito há vários anos. A Grécia só pode continuar como membro da eurozona se realizar esforços extraordinários", disse.

 

O governo grego "deve fazer mais ou menos o contrário do que prometeu durante a campanha eleitoral", sublinhou o ministro, adiantando que Tsipras só agora optou por empreender os esforços necessários.

 

Nesse sentido, Wolfgang Schäuble expressou esperança de "que o acordo funcione" e reiterou a sua disposição a prestar assistência.

 

Às acusações de chantagem lançadas pelo primeiro-ministro grego no parlamento, dirigidas de forma indirecta contra Schäuble, o titular das Finanças alemão negou que fosse decisivo "o que diga ou deixe de dizer pontualmente num discurso".

 

"Apesar de se ter expressado de forma algo dura, a clara postura do governo [alemão], da chanceler [Angela Merkel] e do ministro das Finanças levou a que a Grécia se encontre agora no rumo que todos pensam ser uma nova oportunidade para o país. Isso é que é decisivo", observou.

 

"Nunca faltou solidariedade europeia, mas uma disposição por parte da Grécia para chegar a um acordo, sim", criticou.

 

Por outro lado, o ministro recordou que "o decisivo é que a dívida seja sustentável", recordando ao mesmo tempo que o Direito europeu não contempla uma saída da Grécia.

"O mais importante é que as medidas se implementem com rapidez para criar uma dinâmica de crescimento mais forte na Grécia", adiantou.

 

Ver comentários
Saber mais Wolfgang Schäuble Angela Merkel Alexis Tsipras
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio