Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Merkel confiante em escolha “responsável” dos eleitores gregos

A chanceler alemã voltou a falar sobre as legislativas na Grécia mostrando-se confiante de que os eleitores gregos irão fazer uma escolha “responsável”. Merkel assegura ainda pretender que a Grécia permaneça na Zona Euro.

19 de Janeiro de 2015 às 15:59
  • 18
  • ...

Na perspectiva da chanceler alemã Angela Merkel, os eleitores gregos irão fazer uma escolha "responsável" nas eleições legislativas do próximo domingo, 25 de Janeiro.

 

Em declarações prestadas esta segunda-feira em Berlim, Merkel tentou acalmar os ânimos daqueles que consideram que as eleições gregas poderão determinar o futuro da moeda única e que temem uma eventual saída da Grécia da Zona Euro caso se confirme a vitória da coligação de esquerda radical Syriza.

 

"Eu não diria que esta é uma semana decisiva para o euro", garantiu a governante alemã citada pela agência Bloomberg, assegurando depois que o objectivo de Berlim passa pela manutenção da Grécia na Zona Euro.

 

Angela Merkel também elogiou a capacidade da Grécia para cumprir os objectivos definidos nos memorandos de entendimento negociados com a troika, sublinhando ainda que a solidariedade europeia face à prossecução de reformas estruturais por parte dos Estados-membros do euro "continua a aplicar-se".

 

Numa altura de crescendo da especulação em torno da possibilidade de o Banco Central Europeu (BCE) adoptar uma política mais activa de estímulos económicos, nomeadamente através da compra de títulos da dívida soberana, o Presidente francês François Hollande garantia, esta manhã, que na próxima quinta-feira Mario Draghi irá anunciar "a decisão de comprar dívida pública".

 

Apesar da revelação de Hollande, posteriormente enquadrada pela presidência gaulesa enquanto mera referência a uma possibilidade, Angela Merkel preferiu manter-se na expectativa. "O BCE toma as suas decisões de forma independente e depois veremos como é que resultam", disse Merkel.

Ver comentários
Saber mais Angela Merkel Grécia Zona Euro BCE François Hollande Eleições
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio