Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vantagem do Syriza cresce em todas as sondagens a cinco dias das eleições

Três sondagens distintas dão vantagem de 4 e 6,5 pontos percentuais do partido de esquerda Syriza face à Nova Democracia de Antonis Samaras. Os gregos vão às urnas já este domingo.

Reuters
20 de Janeiro de 2015 às 10:32
  • 32
  • ...

A cinco dias das eleições legislativas na Grécia, agendadas para este domingo, as sondagens colocam o Syriza cada vez mais destacado na frente.

 

O partido de Alexis Tsipras (na foto) apresenta uma vantagem de 4 e 6,5 pontos percentuais face à nova Democracia de Antonis Samaras, actual chefe do Governo, em três sondagens distintas, conduzidas pela GPO, Alco e Universidade da Macedónia.

 

Na sondagem da GPO, transmitida pelo Mega Channel, o Syriza reúne 30,4% das intenções de voto, face aos 26,4% do partido de Samaras – um aumento de 0,8 pontos percentuais para o partido da extrema-esquerda face à sondagem anterior divulgada a 7 de Janeiro. A GPO questionou 1.200 pessoas entre os dias 16 e 19 de Janeiro, e não apresentou uma margem de erro.

 

Samaras garantiu ontem que uma eventual vitória de Alexis Tsipras significaria um novo pedido de resgate financeiro para o Estado mais endividado da Europa.

 

Contudo, depois de seis anos de queda da economia, que deixaram mais de um quarto da força de trabalho sem emprego, os avisos de Samaras acerca dos perigos de uma nova recessão ou mesmo de uma saída do euro, tiveram menos impacto sobre os eleitores do que as promessas de Tsipras sobre o fim da austeridade.

 

Uma outra sondagem, conduzida pela Alco, coloca o Syriza com uma vantagem de 4,4 pontos percentuais face à Nova Democracia. O apoio ao principal partido da oposição cresceu de 31,2% na anterior sondagem para 31,7%, na mais recente. Já o apoio à Nova Democracia desceu de 27,8% para 27,3%.

 

Por fim, na sondagem realizada pela Universidade da Macedónia, o Syriza aparece distanciado da formação de Samaras por 6,5 pontos percentuais, face aos 4,5 que separavam os dois partidos na anterior sondagem.   

Ver comentários
Saber mais Grécia Alexis Tsipras Antonis Samaras política economia negócios e finanças economia negócios e finanças Samaras Nova Democracia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio