Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juros da dívida grega em mínimos de sete meses em dia de Eurogrupo

No dia em que os ministros das Finanças do euro poderão validar a primeira avaliação ao memorando grego, abrindo via ao desembolso de uma trance de 11 mil milhões de euros, os juros da dívida helénica continuam em mínimos de sete meses.

Reuters
24 de Maio de 2016 às 11:26
  • 1
  • ...

A reunião do Eurogrupo que se realiza esta terça-feira, 24 de Maio, em Bruxelas, configura mais um dia importante para a Grécia. É que, de acordo com um documento da Comissão Europeia a que a agência Bloomberg teve acesso, os ministros das Finanças da Zona Euro poderão dar hoje luz verde à aprovação da primeira revisão trimestral ao cumprimento do memorando de entendimento grego, abrindo a porta ao desbloqueamento da primeira tranche de 11 mil milhões de euros prevista no acordo alcançado no Verão do ano passado.

 

Na sequência desta notícia, esta segunda-feira as taxas de juro associadas às obrigações de dívida grega negociadas nos mercados secundários caíram para mínimos de sete meses. Tendência que se mantém esta manhã com a taxa de juro da dívida com maturidade a dez anos em mínimos de 26 de Novembro, ao recuar 3,8 pontos para 7,226%.

 

Pelo contrário e depois de duas sessões consecutivas em alta, o índice bolsista de referência grego, o FTASE, segue esta terça-feira a perder 2,73%, ajustando face às subidas mais recentes.

 

Em Bruxelas os ministros das Finanças do euro deverão também discutir o relatório ontem divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e em que a instituição insiste num alívio "incondicional" da dívida grega.

 

Proposta que colide com a intenção veiculada pelo Eurogrupo realizado no início deste mês, em que é demonstrada disponibilidade para discutir medidas de alívio da dívida helénica apenas no fim do programa de ajustamento grego, previsto para 2018, e dependendo de uma implementação efectiva das medidas inscritas no memorando e cumprimento das metas orçamentais acordadas. 

Ver comentários
Saber mais Grécia Eurogrupo Comissão Europeia FMI Dívida FTASE Memorando
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio