A primeira edição da WTC Lisboa International Academy by ELITE foi um marco significativo para o ecossistema empresarial português. Luciano Montenegro Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, destacou o sucesso do programa, que contou com a participação de 10 empresas que operam em diferentes setores da economia portuguesa, como a Allprocare, a C-More, a Code For All, a FCamara, o Grupo Petrotec, o Grupo Primor, MCA, a Sogenave, a Onyria e a Xplor, tendo envolvido mais de 30 pessoas. "Foi muito produtivo. Algumas empresas conseguiram fechar negócios e outras avançaram em negociações. Considero um resultado excelente para um programa que nunca havia existido em Portugal", remata o responsável.
Luís Castro e Almeida, CEO do BBVA Portugal, partilha da mesma opinião, corroborando que "é com enorme satisfação que, mais uma vez, participamos neste programa que tem como objetivo apoiar as empresas na expansão internacional e na exportação dos seus negócios para fora de Portugal".
Um programa inovador em Portugal
A razão para este sucesso reside no formato inovador do programa, que "proporciona acesso a competências, rede e capital através de mentoria e alcance de mercados internacionais para empresas portuguesas", explica Marta Testi, CEO ELITE – Euronext Group. Nesta jornada, a colaboração com o WTC Lisboa, o BBVA Portugal e a Associação das Empresas Familiares (AEF) assume um papel preponderante. Segundo Marta Testi, "a parceria com o World Trade Center Lisboa oferece um valor significativo para as empresas envolvidas no ecossistema ELITE, facilitando oportunidades de comércio e investimento internacional".
Além disso, o programa conta com o apoio financeiro e estratégico do BBVA Portugal, que fornece soluções personalizadas para ajudar as empresas a garantirem financiamento para projetos de expansão. Desta forma, o programa "proporciona apoio contínuo ao crescimento das empresas, aproveitando a expertise financeira e os recursos que são essenciais para o crescimento dos negócios", sublinha a CEO da ELITE – Euronext Group.
Considerando que 75% do tecido empresarial nacional é constituído por empresas familiares, a AEF representa uma amostra do modelo de economia real em Portugal. O seu apoio é fundamental para "a promoção de melhores práticas de governação e sustentabilidade das empresas familiares", conclui Marta Testi.
Segunda edição: o que esperar
A segunda edição do WTC Lisboa International Academy by ELITE tem como objetivo principal expandir e consolidar o impacto positivo do programa inicial, oferecendo às empresas portuguesas uma plataforma para crescimento e internacionalização. Com expectativas elevadas, Luciano Montenegro Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, prevê um aumento no número de empresas participantes. "O mais difícil foi lançar a primeira edição, que contou com 10 empresas. Agora, esperamos superar esse número e atrair mais empresas que desejem ligar-se internacionalmente", afirma o responsável.
A expansão da rede ELITE em Portugal dará lugar a um ecossistema empresarial mais dinâmico e interligado. "Queremos impulsionar e apoiar ainda mais a economia portuguesa através de vários projetos e iniciativas ambiciosas", afirmou Marta Testi. Segundo a CEO da ELITE, o objetivo é "fomentar a inovação e promover empresas de alto crescimento através de programas e serviços personalizados projetados para ligar negócios com potenciais investidores e parceiros internacionalmente", acrescenta Marta Testi.
Neste sentido, uma das atrações principais da nova fase da ELITE é a introdução dos Basket Bonds em Portugal. Esta ferramenta de financiamento inovadora, criada pela ELITE, oferece às empresas de rápido crescimento a possibilidade de aceder a pools de capital maiores, com garantias de terceiros e suporte de investidores institucionais. Desde 2017, os Basket Bonds têm sido usados, em Itália, para apoiar necessidades de financiamento, angariando 680 milhões de euros.
De olhos postos na internacionalização
Estatísticas recentes do comércio internacional mostram que, em 2023, Portugal exportou quase 50% do seu Produto Interno Bruto (PIB), tendo ultrapassando esse marco em 2022.
A internacionalização assume, assim, um papel crucial na economia portuguesa. Segundo as Contas Nacionais Trimestrais publicadas pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), em 2023, o PIB registou um crescimento real de 2,3 por cento face a 2022. Neste período, as exportações apresentaram um crescimento real de 4,2% e representaram, pelo terceiro ano consecutivo, a maior contribuição para o crescimento económico nacional. Para 2024, espera-se que as exportações continuem a ser um motor de desenvolvimento da economia, embora haja perspetivas de desaceleração devido à conjuntura internacional.
Assim, mais do que nunca, é essencial sensibilizar as empresas nacionais para os benefícios da exportação. "Todas as empresas deveriam nascer com um viés de internacionalização, especialmente num mercado com as dimensões do português", afirma Luciano Montenegro Menezes, destacando que existem várias formas de realizar este caminho, desde fusões e aquisições até modelos de franquia, licenciamento e crescimento orgânico. "O risco de estar apenas no mercado português ou espanhol é muito grande, é importante diversificar o risco dos clientes."
As empresas que não seguirem este rumo correm o risco de estagnar. Em Portugal, o crescimento das empresas é maioritariamente conseguido através da internacionalização, seja pela exportação ou pelo estabelecimento de operações no estrangeiro, afirma Luís Castro e Almeida, acrescentando: "A nossa experiência nesta área tem sido reforçada ao longo do tempo, posicionando-nos para oferecer uma assistência valiosa às empresas portuguesas que procuram expandir-se além das fronteiras de Portugal."
José Germano de Sousa, presidente da Associação de Empresas Familiares, reforça essa visão: "Felizmente, há cada vez mais associados nossos a cumprirem com sucesso essa etapa de crescimento e expansão. Para aqueles que estão menos confortáveis ou preparados para se lançarem na internacionalização, podem certamente ter na WTC Lisboa International Academy by ELITE algo que os poderá ajudar a evitar erros e a estruturar esse processo."
Nesse sentido, o programa da ELITE disponibiliza o pacote completo para a internacionalização. "Oferece formação na Universidade Nova de Lisboa, que é considerada uma das melhores do mundo, para ajudar as empresas a prepararem a ida para outros mercados, uma rede de contactos internacional e, com o apoio da BBVA, ainda abre as portas a novas formas de financiamento", afirma o responsável do WTC Lisboa.
Em conclusão, a internacionalização, como destacaram Luciano Montenegro Menezes, Marta Testi, Luís Castro e Almeida e José Germano de Sousa, não é apenas uma opção, mas uma necessidade para as empresas que desejam prosperar no cenário global. Com o apoio e os recursos certos, as empresas portuguesas estão bem posicionadas para explorar novas oportunidades e alcançar novos mercados, contribuindo para um futuro mais próspero e diversificado.
1. Acesso a formação especializada
O programa oferece formação de alta qualidade providenciada pela Nova School of Business and Economics, uma das principais instituições de ensino de Portugal e da Europa. Essa formação é essencial para preparar os líderes empresariais para os desafios e oportunidades da internacionalização, desde estratégias de entrada em novos mercados até gestão de operações internacionais.
2. Networking internacional
O programa proporciona acesso a uma vasta rede de contactos através dos mais de 320 hubs do World Trade Center em 93 países e do ecossistema da ELITE – Euronext Group, composto por mais de 2.000 empresas e 200 parceiros e investidores na Europa.
3. Diversificação das fontes de financiamento
Com o apoio de instituições como o BBVA Portugal, o programa oferece suporte prático na forma de acesso a novas formas de financiamento, além de contar com estruturas de investimento inovadoras, como o Basket Bond, que podem ser benéficas para empresas que queiram diversificar o seu financiamento tradicional.
4. Reconhecimento e credibilidade
Ao participar num programa reconhecido internacionalmente como o WTC Lisboa International Academy by ELITE, as empresas aumentam a sua credibilidade e visibilidade no mercado global, o que pode abrir portas para novas oportunidades de negócios, parcerias estratégicas e colaborações.
Candidate-se no site da ELITE.