Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia e credores chegam a acordo sobre terceiro resgate ao país

Depois de uma maratona negocial de 23 horas, o governo grego e as instituições credoras chegaram a acordo sobre o terceiro resgate ao país. No entanto, ainda estão por resolver "duas ou três pequenas questões", segundo o ministro das Finanças Euclid Tsakalotos. A Comissão Europeia já confirmou o acordo.

A carregar o vídeo ...
Greece Reaches an Accord With Creditors on Bailout
11 de Agosto de 2015 às 08:44
  • 25
  • ...

A Grécia e as instituições credoras chegaram esta terça-feira, 11 de Agosto, a um acordo sobre o terceiro resgate ao país em cinco anos, que deverá permitir ao governo de Alexis Tsipras pagar atempadamente ao Banco Central Europeu (BCE) no dia 20 deste mês.

Depois de uma maratona negocial de 23 horas, que começou na segunda-feira à tarde, os responsáveis gregos anunciaram, num hotel no centro de Atenas, que o governo e os representantes dos credores chegaram a acordo, ainda que permaneçam alguns detalhes em aberto.   

"Finalmente, temos fumo branco", anunciou um funcionário do Ministério das Finanças, citado pelo The Guardian. "Foi alcançado um acordo. Alguns pequenos detalhes ainda estão a ser discutidos neste momento".

O ministro das Finanças grego, Euclides Tsakalotos, atestou que "duas ou três pequenas questões" continuam pendentes.


As autoridades gregas já haviam dito que esperavam que o acordo fosse votado no parlamento entre quarta e quinta-feira, e depois aprovado pelos ministros das Finanças da Zona Euro na sexta-feira, 14 de Agosto. Este calendário permitiria ao país receber atempadamente os fundos necessários para pagar ao BCE no dia 20 de Agosto mais de três mil milhões de euros.

Durante as negociações, ficaram definidas as metas orçamentais que devem reger o esforço de ajustamento. Segundo o funcionário do governo grego, as metas prevêem um excedente primário de 0,5% do PIB em 2016, de 1,75% em 2017 e de 3,5% em 2018. 

A Comissão Europeia já confirmou, esta manhã, que as conversações técnicas foram concluídas "depois de semanas de negociações intensas baseadas na declaração da cimeira do euro de 13 de Julho e no trabalho feito pelas instituições e pelas autoridades gregas antes dessa data", segundo a porta-voz da Comissão, Annika Breidthardt.

"A equipa da Comissão tem trabalhado dia e noite para cumprir a declaração da cimeira do euro e as expectativas do Eurogrupo. Este trabalho foi feito em conjunto com o FMI, o BCE e o MEE", afirmou a porta-voz. "As instituições e as autoridades gregas alcançaram um acordo de princípio sobre a base técnica e as negociações estão ainda em curso para finalizar os detalhes".

Annika Breidthardt lembrou que, depois do entendimento ao nível técnico, falta a avaliação política, um passo que deverá ser dado de seguida. "O presidente Juncker esteve em contacto com as equipas no terreno e também teve conversas telefónicas ontem com o ministro das Finanças alemão, Schäuble, e o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras, e vai falar hoje com a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês François Hollande".

Esta terça-feira será realizada uma conference call com os vice-ministros das Finanças da Zona Euro. 

(Notícia actualizada às 12h07 com comentários da porta-voz da Comissão Europeia)




Ver comentários
Saber mais Grécia Atenas acordo resgate Euclid Tsakalotos eurogrupo BCE FMI Comissão Europeia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio