Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

UE já está a trabalhar no texto do memorando de entendimento para a Grécia

A porta-voz da Comissão Europeia garante que os especialistas "já estão a trabalhar no texto do memorando de entendimento" e que o acordo deverá estar fechado até 20 de Agosto. O governo alemão, por seu lado, defende um novo empréstimo-ponte, que é melhor do que um programa "semi-acabado"

Reuters
07 de Agosto de 2015 às 13:29
  • 2
  • ...

Os representantes da Comissão Europeia que estão em Atenas a negociar com o governo grego o terceiro resgate ao país já estão a trabalhar no texto do memorando de entendimento.

"Os nossos especialistas no terreno estão a trabalhar no texto do memorando de entendimento", avançou esta sexta-feira a porta-voz da Comissão, Mina Andreeva, em declarações aos jornalistas, em Bruxelas.

A porta-voz voltou a frisar que o objectivo é que o acordo fique concluído "de preferência" até ao dia 20 de Agosto. "Estamos a tentar avançar rapidamente, a fim de termos um acordo de preferência antes de 20 de Agosto, para que possa ser feito o desembolso no âmbito do novo programa do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE)".

O primeiro-ministro grego acredita que o acordo pode e deve ficar concluído logo depois do dia 15 deste mês. Alexis Tsipras e o presidente francês François Hollande estiveram ontem reunidos no Egipto, na inauguração do novo canal do Suez, e emitiram uma nota, dizendo que o acordo entre Atenas e os credores internacionais "pode, e deve, ser imediatamente concluído após 15 de Agosto".

Opinião contrária tem o governo alemão, que se mostra favorável a um novo empréstimo-ponte a Atenas, para que o governo grego e os credores internacionais tenham mais tempo para negociar o terceiro resgate ao país.

"Um programa que deve durar três anos e totalizar mais de 80 mil milhões de euros necessita de uma base muito sólida. Um empréstimo-ponte é melhor do que um programa semi-acabado", afirmam fontes do ministério alemão das Finanças, citadas pela publicação.

O governo de Tsipras e as instituições credores devem chegar a um acordo para um terceiro resgate (ou um novo financiamento-ponte) até 20 de Agosto, pois é nessa altura que a Grécia terá de pagar 3,5 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu a título de reembolso de obrigações que vencem nessa data.

 

 

Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia Governo Mina Andreeva Mecanismo Europeu de Estabilidade Alexis Tsipras François Hollande macroeconomia política economia negócios e finanças Grécia Atenas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio