Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia quer acordo de resgate finalizado até terça-feira

Atenas pretende que as conversações com os seus credores internacionais com vista a um terceiro resgate estejam concluídas no dia 11 de Agosto, a tempo de o acordo ser aprovado e o dinheiro disponibilizado até 20 de Agosto, data em que tem de reembolsar 3,2 mil milhões de euros ao BCE.

A carregar o vídeo ...
09 de Agosto de 2015 às 20:29
  • 1
  • ...

O Governo grego, liderado por Alexis Tsipras, está a tentar que as conversações com os seus credores internacionais, com vista a um terceiro programa de assistência financeira, estejam concluídas até 11 de Agosto, de modo a haver tempo de os parlamentos nacionais aprovarem o acordo e o dinheiro ficar disponível até 20 de Agosto, data em que tem de reembolsar 3,2 mil milhões de euros ao BCE.

 

As quatro instituições que representam os credores da Grécia – FMI, BCE, Comissão Europeia e Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira (MEEF) – realizaram progressos durante este fim-de-semana no que diz respeito aos detalhes do novo programa de ajuda à Grécia, que pode ascender a 86 mil milhões de euros, comentaram à Bloomberg três pessoas conhecedoras do processo.

 

Os responsáveis da troika e do MEEF confiam que se chegará a acordo, permitindo assim que o parlamento grego aprove a meio da semana quaisquer novas reformas que sejam exigidas a Atenas e que se abra caminho à realização de uma reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro (Eurogrupo), sublinharam duas dessas fontes, que pediram para não serem identificadas.

 

A Grécia precisa de uma rápida disponibilização de cerca de 20 mil milhões de euros para criar uma almofada de segurança para os seus bancos e para proceder a reembolsos da dívida.

 

Até 20 de Agosto tem de haver acordo para um terceiro resgate (ou um novo financiamento-ponte), pois é nessa altura que a Grécia terá de pagar 3,5 mil milhões de euros ao Banco Central a título de reembolso de obrigações que vencem nessa data.

 

Recorde-se que, após Tsipras ter concordado com novas medidas de austeridade, na longa cimeira de 12 de Julho, para poder receber um terceiro empréstimo, Bruxelas acordou a Atenas um financiamento-ponte de três meses, no valor de 7,16 mil milhões de euros, que lhe permitiu reembolsar o FMI e o BCE e abrir o caminho à negociação do terceiro pacote de resgate para três anos.

 

Depois de ter cumprido as suas obrigações financeiras de Julho e ter pago ao FMI o valor em atraso, tudo à conta do empréstimo-ponte, Atenas reembolsou também na semana passada, em 186,3 milhões de dólares, o organismo liderado por Christine Lagarde, a título de juros que chegaram à maturidade.

Ver comentários
Saber mais Grécia FMI BCE Comissão Europeia e Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira MEEF Atenas Eurogrupo Christine Lagarde Bruxelas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio