Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tsipras: Grécia está na "recta final" para concluir um acordo com os credores

O primeiro-ministro diz que as negociações com os credores sobre o terceiro resgate já estão na recta final, e que o acordo deverá pôr um ponto final na incerteza sobre o futuro da Grécia e da Zona Euro. Porta-voz do governo avança que as eleições antecipadas deverão acontecer no Outono.

Reuters
05 de Agosto de 2015 às 13:21
  • 17
  • ...

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, admitiu esta quarta-feira, 5 de Agosto, que o seu governo está próximo de concluir um acordo com os credores internacionais sobre o terceiro resgate ao país em cinco anos.

"Estamos na recta final para a conclusão de um acordo com as instituições", afirmou Tsipras, durante uma visita ao ministério da Agricultura, citado pela Reuters. "Apesar das dificuldades que estamos a enfrentar, esperamos que este acordo possa acabar com a incerteza sobre o futuro da Grécia e da Zona Euro".

As declarações do primeiro-ministro confirmam o optimismo demonstrado ontem pela porta-voz do executivo grego, Olga Gerovasili que, em entrevista à cadeia privada de televisão Skai, assegurou que o memorando de entendimento com vista à obtenção do terceiro resgate vai começar a ser redigido esta quarta-feira e que Atenas está disposta a fazer "o que for preciso" para que o acordo seja ratificado no Parlamento a 18 de Agosto.

O governo de Atenas tem como objectivo fechar o acordo até ao dia 20 de Agosto, altura em que tem de pagar mais de três mil milhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE). Um calendário que a União Europeia considera viável.

"É um calendário ambicioso, mas possível, se todos cumprirem os compromissos delineados na declaração da cimeira da Zona Euro de 13 de Julho", afirmou, esta quarta-feira, a porta-voz da Comissão Europeia, Mina Andreeva, em Bruxelas.

Todas as informações que tenho recebido apontam para um acordo este mês, preferencialmente antes de dia 20.
Jean-Claude Juncker
Presidente da Comissão Europeia

Mina Andreeva citou ainda uma entrevista dada por Jean-Claude Juncker, na qual o presidente da Comissão Europeia admite que as negociações com as autoridades gregas estão "a progredir de forma satisfatória". Juncker reconheceu que o acordo, de preferência antes de 20 de Agosto, é "possível".

"Todas as informações que tenho recebido apontam para um acordo este mês, preferencialmente antes de dia 20", confirmou Juncker em entrevista à AFP.

Eleições na Grécia poderão acontecer no Outono

Segundo a porta-voz do governo grego, Olga Gerovasili, a Grécia deverá realizar eleições legislativas antecipadas no Outono.

 

"Eleições são prováveis no Outono", afirmou Olga Gerovasili à rádio Vima FM, acrescentando que "isso dependerá da estabilidade do governo nos próximos tempos".

 

Já ontem a porta-voz deixou a porta aberta à possibilidade de convocar eleições sem, no entanto, se comprometer com datas. Isto porque, segundo a responsável, não podem continuar "a coexistir dois planos estratégicos diferentes" no Syriza, como acontece actualmente, depois da ala mais radical ter recusado apoiar o terceiro resgate. 

O Comité Central do Syriza apoiou, na semana passada, a petição de Tsipras para convocar em Setembro, previsivelmente depois da assinatura do resgate, um congresso extraordinário para debater o futuro do partido e uma possível cisão. 

Ver comentários
Saber mais Alexis Tsipras Grécia Zona Euro Olga Gerovasili Atenas Banco Central Europeu União Europeia Mina Andreeva Jean-Claude Juncker política economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio