Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa grega perdeu mais de 16% numa semana em que a banca afundou 58%

Finda a primeira semana de negociação bolsista após um encerramento superior a cinco semanas, a bolsa grega registou uma desvalorização semanal superior a 16%. Já a banca desvalorizou 58% nos últimos cinco dias. Desde o início deste ano, o sector financeiro helénico já perdeu mais de 71%.

Bloomberg
07 de Agosto de 2015 às 16:57
  • 1
  • ...

O principal índice bolsista grego, o FTASE, fechou a sessão desta sexta-feira, 7 de Agosto, a ganhar 1,88%. Depois de ter terminado o dia de ontem a avançar perto de 5%, a bolsa grega somou assim duas sessões consecutivas a transaccionar em terreno positivo.

 

No entanto, as fortes perdas registadas nas primeiras três sessões bolsistas da semana, que marcou a reabertura da bolsa ateniense após mais de um mês encerrada, levaram o FTASE a acumular uma desvalorização semanal de 16,39%.

 

A impedir uma maior valorização da bolsa grega na sessão de hoje esteve o sector financeiro do país, com os investidores a demonstrarem receio face à robustez e liquidez da banca helénica. Esta sexta-feira, o índice FTSE/Athex Banks Index, que agrega os principais bancos do país, recuou 1,67%, voltando assim às perdas depois de na quinta-feira ter valorizado 17,78%.

 

Mas as desvalorizações na casa dos 30% registadas nos primeiros três dias desta semana determinaram que o conjunto do sistema financeiro grego tenha desvalorizado 58,09% ao longo da semana que hoje termina. Sempre que é registada uma desvalorização de 30%, a suspensão da transacção dos títulos em causa é imediatamente decretada pelo regulador helénico.

O Piraeus Bank (-64%), o Alpha Bank (62,11%) e o Eurobank (-61,11%), com desvalorizações superiores a 60% foram os bancos a registar maiores quedas na semana de regresso às transacções bolsistas. Já o National Bank of Greece, que esta sexta-feira somou 1,12%, desvalorizou 51,08% ao longo de uma semana em que passou a deter uma capitalização bolsista inferior à da sua própria filial turca, o Finansbank. Em 2015, o conjunto da banca grega já perdeu 71,29% do seu valor.

 

A contribuir para o dia de ganhos na bolsa grega voltou a estar o maior optimismo revelado pelas partes envolvidas nas conversações em curso tendo em vista um terceiro resgate à Grécia. Ainda esta sexta-feira, a Comissão Europeia revelou que Atenas e as instituições credoras já estão a trabalhar no texto do memorando de entendimento que se espera poder assegurar um financiamento para a Grécia em torno de 86 mil milhões de euros para os próximos três anos. 

Depois de conceder que o objectivo passa por "tentar avançar rapidamente" com as negociações, a porta-voz da Comissão, 
Mina Andreeva, revelou que o processo negocial poderá estar concluído "de preferência" até ao próximo dia 20 de Agosto, dia agendado para a devolução de 3,5 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE).

Ver comentários
Saber mais Grécia Bolsa Grega FTASE Comissão Europeia Mina Andreeva BCE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio