Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

António Costa diz que o Reino Unido vai mesmo sair da UE

O primeiro-ministro português afirmou, à saída do Conselho Europeu, em Bruxelas, que “ninguém apresentou a hipótese de não ser respeitada a vontade do povo britânico” durante o jantar em que participaram os 28 líderes europeus.

A carregar o vídeo ...
29 de Junho de 2016 às 00:15
  • 4
  • ...

A saída do Reino Unido da União Europeia vai mesmo acontecer. Pelo menos foi isso que foi transmitido por David Cameron no jantar que, esta noite, reuniu os 28 líderes europeus em Bruxelas, durante o Conselho Europeu. "Ninguém apresentou a hipótese de não ser respeitada a vontade do povo britânico", afirmou o primeiro-ministro português, à saída da última reunião que conta com a participação do chefe do Governo britânico.

 

Costa disse que durante o encontro "não houve nenhuma informação suplementar ao que já sabíamos" e que Cameron repetiu o que tem defendido. "Há um calendário mais ou menos estabelecido, o primeiro-ministro britânico entende que ele não deverá solicitar a notificação do artigo 50.º [que regula a saída de um Estado-membro da EU], e que isso deve ser feito por quem lhe suceda em Setembro ou Outubro, no congresso do Partido Conservador" britânico, acrescentou.

 

O primeiro-ministro português afirmou ainda que David Cameron se pronunciou sobre os ataques xenófobos que se têm registado pelo Reino Unido, na sequência da vitória do "Leave" no referendo britânico. "Houve uma posição genérica do primeiro-ministro britânico dizendo que obviamente condena todas as formas de violência, recusa qualquer atitude xenófoba e que todos os originários dos Estados-membros da UE são muito bem-vindos", declarou.

 

O Conselho Europeu continua esta quarta-feira, em Bruxelas, mas já sem o primeiro-ministro britânico. Às 9:00 vai ter lugar uma reunião informal entre os restantes 27 Estados-membros da União Europeia, na qual também participa o primeiro-ministro português.

*Em Bruxelas, a convite do PPE

Ver comentários
Saber mais António Costa Bruxelas Brexit Conselho Europeu
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio