Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Obama cita Mandela aos racistas de Charlottesville

O ex-presidente norte-americano Barack Obama reagiu à manifestação dos supremacistas brancos em Charlottoesville com uma frase de Nelson Mandela: "ninguém nasce a odiar outra pessoa devido à cor da sua pele, ao seu passado ou religião".

Pete Souza
13 de Agosto de 2017 às 18:55
  • 2
  • ...

Depois dos incidentes de ontem, 12 de Agosto, em Charlottesville (no Estado norte-americano da Virgínia), onde um grupo de supremacistas brancos de manifestou de forma violenta, hoje o presidente Donald Trump condenou "todas as formas de violência, intolerância e de ódio" e "todos os grupos extremistas", incluindo os movimentos associados à supremacia branca.

 

Já o seu antecessor, Barack Obama, preferiu recorrer a uma célebre frase do sul-africano Nelson Mandela: "ninguém nasce a odiar outra pessoa devido à cor da sua pele, ao seu passado ou religião. As pessoas aprendem a odiar, e, se o podem fazer, também podem ser ensinadas a amar, porque o amor é mais natural no coração humano do que o seu oposto".

Obama escreveu a frase na sua conta pessoal do Twitter e a mensagem conta já com 700.000 retweets. 

 

A marcha, recorde-se, tinha sido convocada para contestar a decisão das autoridades estaduais de retirarem do centro da cidade de Charlottesville a estátua do general Robert E. Lee, que é considerado um símbolo da defesa do esclavagismo e do racismo.

 

Acorreram à manifestação os apoiantes do protesto nacionalista e os que estavam contra a marcha e rapidamente se desencadearam episódios de violência.

 

Um dos manifestantes lançou o seu carro sobre um grupo de manifestantes, tendo vitimado mortalmente uma mulher de 30 anos e causando mais de 30 feridos. Além disso, dois polícias faleceram quando o helicóptero em que seguiam caiu.

Ver comentários
Saber mais Robert E. Lee Nelson Mandela Charlottesville Barack Obama Virgínia Donald Trump racismo questões sociais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio