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[264.] Colgate, Sensodyne

Três dentífricos apresentam em simultâneo "doutores" de bata branca para nos convencer das suas qualidades medicinais. O "Dr. Ignacio Corral" é "consultor científico", falante doutra língua e dobrado em português (na Internet verifica-se que é espanhol e "assessor médico da Colgate").

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O anúncio começa com a cara do "Dr. Ignacio Corral" em grande plano, como nas telenovelas, mas aqui de chofre: o reclame quer que nos familiarizemos com o "Dr." logo no primeiro instante: é como se falasse pessoalmente com cada um dos espectadores. A familiarização deve ser mais rápida do que nas novelas com todo o tempo do mundo. O "Dr." olha para um imaginário "jornalista", como em entrevista televisiva, linguagem que os espectadores tão bem dominam.

É um "Dr." moderno, não usa gravata... nem óculos, nisso se distinguindo de muitos "Drs." e "Engºs." em anúncios de medicamentos, produtos de beleza, detergentes e electrodomésticos. Mas para que os espectadores confiem no "Dr. Corral" não se pode exagerar nas diferenças: escolheram-no por ter cabelo e barba grisalha, sinal de idade e experiência.

O segundo plano deste anúncio de Colgate mostra em pormenor a mão do "Dr." com uma caneta: quem sabe se usa a caneta para receitar um dentífrico… que se compra em qualquer loja da esquina. Certo é que só um "Dr." usa uma caneta daquelas. O terceiro plano, mais aberto, mostra onde está o "Dr.": sentado num gabinete de dentista, com a cadeira do paciente ao fundo. Depois vê-se uma embalagem de Colgate Total+ com a pequena espátula que os dentistas usam para abrir a boca aos doentes. Desta forma, a associação entre o dentífrico e a "medicina" aumenta. Mas o melhor ainda está para vir: "Estudos clínicos indicam que Colgate Total elimina os problemas com gengivas até 88%", diz a voz que dobra o "Dr.". E, a comprová-lo, o anúncio mostra-nos um texto com um gráfico. É tudo muito rápido. Só com o vídeo em pausa se percebe o que o reclame efectivamente mostra.

Uma mão segura um texto. O texto é em inglês e parece escrito na linguagem de um artigo académico, referindo tratamento das gengivas. Não é possível confirmar se se trata realmente de um estudo científico. Em destaque na página mostrada está um gráfico. O gráfico não está em inglês, mas em português: foi sobreposto, como efeito especial, alterando o texto original sem informar o espectador. O gráfico em português não se parece com nenhum gráfico de artigo clínico, científico ou académico, mas é antes um desenho puramente publicitário. Um dos eixos mostra percentagens: mas de quê? O outro eixo não está sequer identificado. Isto é: não se sabe o que é que evolui e em que período. Não se sabe nada. O texto inserido no gráfico em português diz "reduz os problemas das gengivas até 88%". Não indica se a redução é resultante do Colgate, do uso de dentífrico ou dum componente concreto. A informação "científica" não se fica por aí: o reclame ainda tem tempo para dizer que o Colgate garante "12 horas de protecção completa" (não serão 11? Ou 13?) e que, embora saibamos que o "Dr. Corral" não fala em português, que é "a marca de dentífricos mais usada pelos dentistas portugueses", informação que os espectadores também não têm como confirmar.

Batas brancas e cadeiras de dentistas regressam em dois anúncios de variantes do dentífrico Sensodyne. Do registo visual da telenovela mantêm-se neles os grandes planos das caras das respectivas "Dras", mas os realizadores optaram só pelo registo da reportagem televisiva, tal como os de Colgate: em cada um deles a "Dra" é mostrada como em filmagem de notícia de TV; a câmara está ligeiramente acima delas (o "repórter de imagem" seria mais alto do que a "Dra"); não olham para a câmara, mas como se estivessem falando para um "repórter". Num dos anúncios, como plano de corte aparece uma foto de família com três crianças.

Esta publicidade, como toda, usa a "realidade" do mundo dos dentistas e a apropria-se da linguagem televisiva para criar uma ficção que passe por realidade.

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