Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
21 de Outubro de 2014 às 19:40

"Obstacles to Ethical Decision-Making"

A ética é o tema central deste livro e, sobretudo, as razões que explicam que organizações e indivíduos se decidam por comportamentos que não são coerentes com os princípios geralmente aceites como correctos numa dada sociedade.

  • ...

 

Trata-se de uma obra bastante densa, relativamente difícil de ler, mas que aparenta ser conceptualmente sólida, bem estruturada e fundamentada.

 

Obviamente, são considerados e contextualizados os casos em que os agentes decidem agir deliberadamente "contra as regras" - que não se esgotam na lei, como é fácil de compreender. Mas os autores estão mais preocupados em descrever, explicar e apontar caminhos para as situações em que os comportamentos violam a ética individual, corporativa ou social, mas de forma não deliberada, negligente ou inconsciente. "Why do Good People do Bad Things?" parece estar sempre no núcleo desta obra.

 

Para ilustrar as matérias apresentadas, e tentando escapar de uma conceptualização quase hermética, os autores vão associando as ideias a casos da "vida real". Bernie Madoff, o desastre com o Challenger e empresas como a WorldCom, Enron e Lehman Brothers são citados, assim como a Goldman Sachs, que abre o livro. No entanto, o estudo de caso mais inquietante e que surge como base de trabalho são as famosas "experiências de Milgram", elas próprias eticamente discutíveis, em que voluntários "administravam" choques eléctricos de até 450 volts a desconhecidos, apenas porque as regras de um determinado estudo o permitiam.

 

A forma como um contexto pode resultar no desrespeito pelas próprias normas internas do indivíduo leva a questionar porque tal acontece e o que se pode fazer para o impedir. A obediência à autoridade, racionalização, negligência e, sobretudo, a incapacidade de em cada momento o indivíduo se conseguir distanciar da situação e a analisar, resultam em transgressões éticas que podem ser evitadas. Os autores exploram exaustivamente o modelo mental de decisão ética e como evitar a subversão dos padrões morais, propondo soluções, nomeadamente para empresas e que devem passar pela procura de valor partilhado entre as organizações e a sociedade.

 

Trata-se de um tema absolutamente crucial do nosso tempo, em todas as dimensões: política, empresarial, social e individual.

 

Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros

 

 

Autor: Patricia H. Werhane e outros

Data (Original): 2013, Cambridge University Press, New York

Frase: "Our thesis is that moral failures in decision-making, (...) may often be traced to narrow or compromised mindsets that preclude or dissuade the actor from considering the moral dimensions of the decisionor action. Our decision-making abilities are jeopardized by such mindsets; and the manner in which we respond to authority and the perceived"

Keywords: Mindset; Milgram experiments; Obedience; Ethics blind spots; Mental Models; Rationalizations; Shared Value;

Apreciação: ****

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio