Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Manuela Marques: “Ninguém deixa o seu país por desejo”

“Todas as pessoas ficam tristes quando têm de deixar o seu país. Sinto que os portugueses estão muito esquecidos do forte período de emigração portuguesa dos anos 1960. Temos um dever de memória”, considera a artista e fotógrafa portuguesa Manuela Marques, que vive em Paris há várias décadas e testemunha os longos dias de tensão política e social naquele território. “França precisa de uma clarificação”, sublinha. Parte do seu trabalho está agora reunido no livro “Ph.13 Manuela Marques”, o mais recente volume dedicado à fotografia portuguesa contemporânea, publicado pela Imprensa Nacional.
Lúcia Crespo e Bruno Colaço - Fotografia 27 de Dezembro de 2024 às 11:00

Manuela esteve três semanas à espera do vento certo. Do vento que espalhou fotografias de família e as misturou com todas as coisas do mundo. Manuela pôde demorar-se. A fotografia foi sempre a arte da atenção e agora ainda mais. "De plus en plus", frisa a artista e fotógrafa portuguesa que vive em Paris e que testemunha os longos dias de tensão política e social. "É preciso resolver a ambiguidade em que temos vivido - as máscaras estão a cair". Manuela nasceu em Tondela, ao lado de rios e de árvores, numa espécie de arcádia, diz. Em 1967, foi para França com a família. Não foi logo fácil. "Ninguém deixa o seu país por desejo. E sinto que os portugueses estão muito esquecidos desse período de forte emigração. Temos um dever de memória", sublinha. Estudou Literatura na Sorbonne Nouvelle, apaixonou-se pelo cinema e pela imagem, e em 2011 ganhou o Prémio BESPHOTO. Tem a sua obra em várias coleções nacionais e internacionais e é presença regular em museus de todo o mundo. Parte do seu trabalho pode ser visto no livro "Ph.13 Manuela Marques", o mais recente volume dedicado à fotografia portuguesa contemporânea, publicado pela Imprensa Nacional, com a direção editorial de Cláudio Garrudo.


Ver comentários
Saber mais Manuela Marques emigração imigração França Paris Imprensa Nacional Macron Le Pen fotografia extrema-direita fascismo Trump Jacques Chirac Pide guerra colonial
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio