Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Advogado do Diabo com Adalberto Campos Fernandes: "Estamos numa perigosa derivada de despesa" na Saúde

Ex-governante vê com bons olhos o regresso das PPP, alerta para os excessivos gastos dos portugueses com a Saúde e deixa críticas ao seu partido, o PS, e aos atuais líderes políticos. "O PS nunca ganhará eleições e nunca terá maioria absoluta se desaparecer do centro."

A carregar o vídeo ...
04 de Abril de 2025 às 10:00
  • ...

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes defende que "estamos numa perigosa derivada de despesa pública e privada" com Saúde, defendendo um pacto de regime entre PS e PSD para assegurar um sistema de saúde que responda aos desafios atuais e futuros.

"Os portugueses estão, de facto, em matéria de esforço financeiro orçamental, a ser vítimas de uma certa falta de sentido, de responsabilidade estratégica que ocorreu muito agravada a partir da pandemia. A generalidade dos países corrigiu e nós não corrigimos, continuámos com a despesa a progredir sem critério", afirmou o também médico especialista em Saúde Pública no videocast "O Advogado do Diabo".

Já sobre a direção executiva do SNS, defende que se trata de uma estrutura que não faz sentido e que "os ministros da Saúde não devem ter medo de exercer as funções políticas para que são designados e não devem inventar estruturas que no fundo apenas servem como cortinas de fumo ou como elementos de distração".

Sobre a política, o ex-govervante socialista acredita que a crise desencadeada pelo chumbo de uma moção de confiança ao Governo "é um disparate pegado" que "revela imaturidade"

Já Luís Miguel Henrique afirma que "a radicalização é absoluta" entre os políticos, ainda que a imagem que os portugueses tenham do SNS seja positiva. No seu entender, é essencial que os políticos "vejam além do seu umbigo" e ambições pessoais.

O Advogado do Diabo – A Justiça e os Números é um videocast e podcast do Negócios com o advogado Luís Miguel Henrique, disponível no site todas as sextas-feiras.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio