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Viagem Porto-Lisboa passa a custar mais 70 cêntimos em portagens

A Brisa garante que 44% das taxas de portagem aplicadas a veículos de classe 1 mantêm-se inalteradas em 2025. A concessionária vai investir 64 milhões de euros na modernização e manutenção das autoestradas da sua rede.  

A concessão Douro Litoral integra as autoestradas A32, A41 e A43 e tem 79 quilómetros de extensão.
Ricardo Meireles
27 de Dezembro de 2024 às 10:42
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A partir de 1 de janeiro viajar na autoestrada do Norte entre Lisboa e Porto passa a custar 24,60 euros em portagens, mais 70 cêntimos do que atualmente. Já entre a capital e o Algarve as taxas terão uma atualização de 60 cêntimos, ficando a deslocação com um preço de 23,30 euros.

A Brisa anunciou esta sexta-feira o novo tarifário que entra em vigor a 1 de janeiro, e que terá uma atualização de 2,21% de acordo com os mecanismos previstos na lei.

No entanto, nem todos os troços de autoestradas da rede Brisa terão aumentos, assegurando a concessionária que 44% das taxas de classe 1 mantém os valores de 2024.

"Como se tem verificado nos últimos anos, também em 2025 existem casos de taxas de portagem que apresentam uma variação inferior à média ou mesmo nula, sendo que, noutros casos, as taxas de portagem apresentam uma variação superior à média, por não terem sido objeto de atualização em anos anteriores", explica.

Assim, diz, 52 das 93 taxas de portagem aplicadas a veículos de classe 1 vão ser atualizadas em 2025, enquanto as restantes mantém-se sem alterações de valor.

Outras viagens que aumentam em 2025 são na A2/A6 no percurso entre Marateca e Caia, onde as portagens ficam 35 cêntimos mais caras, passando a custar 15,05 euros.

Já nos principais percursos urbanos, um veículo da classe 1 que viaje entre Lisboa e Cascais não pagará mais no próximo ano, mantendo-se o valor da portagem nos 1,50 euros.

Por seu lado, na A4, entre Porto e Amarante, há lugar a uma subida de 25 cêntimos, para 4,70 euros e na CREL (A9) o preço passa a ser de 3,70 euros após uma subida de 15 cêntimos.

A Brisa adianta ainda que vai investir 64 milhões de euros em 2025 na sua rede. "As principais obras de manutenção a realizar no novo ano vão abranger autoestradas em todo o país, com obras de beneficiação em pavimentos e reabilitação de viadutos e taludes, entre outros trabalhos", refere.

Na A1 e na A4, ambas na região norte, vão também ser realizadas obras para melhorar a mobilidade nas ligações à rede viária exterior, em dois nós de ligação, e algumas das áreas de serviço da A1 e da A2 vão ver ampliada a capacidade de parqueamento de viaturas ligeiras e será reforçada a oferta de postos de carregamento de veículos elétricos onde se tem vindo a verificar mais procura.

 

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