Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE acelera para o melhor mês das compras de activos

O valor mais elevado de sempre. Outubro passa a ficar no registo do BCE, como o mês em que foram realizadas mais compras de activos. Os títulos do sector público estiveram em destaque, sendo que a compra de dívida portuguesa também atingiu o valor mais elevado de sempre.

Bloomberg
02 de Novembro de 2015 às 15:11
  • ...
O Banco Central Europeu investiu em Outubro um total de 63.730 milhões de euros, entre os seus três programas de compras de activos. Este é o montante mais elevado desde que, em Março, a instituição monetária da Zona Euro arrancou com a aquisição de activos do sector público, entre os quais a dívida soberana. E foram mesmo estes activos que estiveram em destaque, já que o montante aplicado nesse mês representa também um máximo.

Após uma forte quebra no mês de Agosto, o BCE conseguiu acelerar as compras de activos pelo segundo mês consecutivo. Outubro foi mesmo o melhor na história das compras de activos do BCE, tendo superado os 63.088 milhões de euros registados em Maio. A contribuir para esta forte evolução estiveram em especial as compras de activos do sector público.

O montante investido nestes títulos ascendeu a 52.175 milhões de euros, uma melhoria face aos 51.008 milhões registados em Setembro e o valor mais elevado de sempre. O anterior máximo havia sido também em Maio, quando o BCE aplicou 51.622 milhões nestes activos.

Há ainda que destacar que, neste sentido, as compras de dívida soberana portuguesa também nunca tinham sido tão elevadas. Ascenderam a 1.184 milhões de euros em Outubro, acima dos 1.174 milhões registados em Maio. Apesar de não ser um montante reduzido, contrasta com os 12.195 milhões aplicados em dívida soberana alemã. 

Feitas as contas, o BCE já gastou quase 400 mil milhões de euros nas compras de activos do sector público, predominantemente dívida soberana. Entre Março e Outubro, o montante aplicado ascende a 395.516 milhões, revelando o compromisso da instituição monetária para com os estímulos à economia.

Já no que toca à maturidade média dos activos na posse do BCE, esta subiu de 7,99 anos para 8,00 anos. E Portugal continua a destacar-se dos pares europeus, uma vez que a dívida soberana portuguesa comprada pela instituição monetária tem uma maturidade média de 10,64 anos, a maior entre todos os países.

"Covered bonds" aumentam

Em alta esteve também a compra de "covered bonds". O BCE aplicou um total de 9.993 milhões de euros nestes activos, no decorrer do mês de Outubro, um valor que supera os 9.689 milhões registados em Setembro. Este foi também o melhor mês para estes activos desde Maio, quando a instituição monetária aplicou 10.038 milhões.

As compras de instrumentos de dívida titularizados, por outro lado, recuaram em Outubro. Passaram de 1.928 milhões de euros para 1.562 milhões. Ainda assim, este foi o terceiro melhor registo para estes activos.


(Notícia actualizada às 15h35, com mais informação)
Ver comentários
Saber mais compras de activos programa de compra de activos do sector público PSPP Portugal dívida soberana obrigações BCE Banco de Portugal mercado de dívida mercados política monetária economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio