Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo afunda mais de 5% para novos mínimos de sete anos

A matéria-prima está a negociar nos 37 dólares em Londres depois da Agência Internacional de Energia (AIE) estimar um recuo na procura e uma produção excedentária no próximo ano, na sequência da decisão da OPEP em manter os actuais níveis de produção.

A carregar o vídeo ...
OPEC Scraps Production Ceiling, Oil Decline Continues
11 de Dezembro de 2015 às 16:13
  • 14
  • ...

O recuo da matéria-prima acontece na sequência das perspectivas da AIE de que o excesso de petróleo no mercado se irá manter até ao final de 2016 face a um recuo na procura e ao facto de a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) mostrar uma "renovada determinação" em maximizar a produção, escreve a Bloomberg.

O Brent negociado em Londres e preço de referência para a Europa cai 5,06% para 37,72 dólares. A matéria-prima já negociou esta sexta-feira nos 37,36 dólares, a cotação mais baixa desde 31 de Dezembro de 2008. 

O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, recua 3,16% para 35,60 dólares por barril. Já negociou nos 35,55 dólares, um mínimo desde Fevereiro de 2009. 

"Os embates continuam a surgir", diz John Kilduff, analista citado pela Bloomberg. "Já foi mau o suficiente que a reunião da OPEP tenha terminado a determinação de metas de produção. Agora vemos o quão agressivamente estão todos a lutar por quota de mercado", acrescentou.

A organização mostrou-se determinada a "afastar do mercado a oferta cara de países que não pertencem à OPEP, independentemente do preço", diz a AIE. 


A agência considera, todavia, que a acumulação de excedentes deverá abrandar no próximo ano devido à penalização imposta por esta política da OPEP aos produtores que não integram a organização, mas alerta para o regresso do Irão ao mercado, na sequência do acordo nuclear e consequente levantamento de sansões.

"O nível de produção da OPEP é espectacular", disse Kilduff, acrescentando que "não há fim à vista para o excesso de oferta global [de petróleo]".

 
(notícia actualizada com novas cotações)

Ver comentários
Saber mais AIE Organização de Países Exportadores de Petróleo OPEP Irão Petróleo matéria-prima Brent WTI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio