Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fitch corta rating da Portugal Telecom e mantém outlook negativo

A agência de notação financeira reduziu o rating da Portugal Telecom de BBB para BBB-, devido ao corte do dividendo de 2013 e 2014 anunciado esta quarta-feira pela empresa.

  • 35
  • ...

A Fitch explica em comunicado que este corte “tem em consideração a alteração das expectativas da agência em relação aos dividendos da Portugal Telecom, e em particular aos da Oi”.

 

Esta quarta-feira, dia em que revelou os resultados referentes ao primeiro semestre, a operadora liderada por Zeinal Bava anunciou também uma alteração à política de remuneração accionista da empresa.

 

A Portugal Telecom aprovou a redução do dividendo de 32,5 cêntimos para 10 cêntimos - uma redução de 70% - nos anos 2013 e 2014, segundo comunicado publicado ontem na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

A decisão da operadora vinha a ser antecipada por alguns dos analistas do sector de telecomunicações desde que a Oi suspendeu o pagamento do pagamento de dois mil milhões de reais (350 milhões de euros) em dividendos.

 

"O Conselho de Administração decidiu reforçar a prudência da sua estratégia financeira", lê-se no comunicado divulgado pela PT. "A presente decisão, conjugada com a venda da posição accionista da PT na CTM recentemente efectuada e as recentes emissões de obrigações, conduzem a um reforço do balanço da empresa e a um aumento da sua flexibilidade financeira", acrescenta.

 

A Fitch considera que o corte do dividendo da PT, de 32,5 para 10 cêntimos "permite alguma compensação e assinala o respeito da gestão da empresa pelos interesses dos detentores de obrigações". No entanto, assinala a agência, esta medida será "insuficiente" para travar a "alavancagem" da empresa. 

 

A Fitch refere ainda que a Portugal Telecom "continua a gerir o seu negócio doméstico de forma eficiente" mas alerta para a possível queda do EBITDA de 2013 devido à situação económica do País. 

 

A agência de "rating" explica que manteve o outlook "negativo devido a uma combinação de três factores: "expectativas reduzidas em relação aos dividendos, a natureza mais volátil destes pagamentos e às pressões existentes no mercado doméstico". 

 

(Notícia actualizada às 10h45)

Ver comentários
Saber mais Fitch Portugal Telecom PT
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio