Notícia
Portugal Telecom corta dividendos para 10 cêntimos
O grupo de telecomunicações liderado por Henrique Granadeiro comunicou ao mercado que aprovou a alteração à política de remuneração accionista.
A Portugal Telecom aprovou a redução do dividendo de 32,5 cêntimos para 10 cêntimos - uma redução de 70% - nos anos 2013 e 2014, segundo comunicado publicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A decisão da operadora vinha a ser antecipada por alguns dos analistas do sector de telecomunicações desde que a Oi suspendeu o pagamento do pagamento de dois mil milhões de reais (350 milhões de euros) em dividendos.
"O Conselho de Administração decidiu reforçar a prudência da sua estratégia financeira", lê-se no comunicado divulgado pela PT, esta manhã. "A presente decisão, conjugada com a venda da posição acionista da PT na CTM recentemente ecfetuada e as recentes emissões de obrigações, conduzem a um reforço do balanço da empresa e a um aumento da sua flexibilidade financeira", acrescenta.
A alteração da remuneração accionista superou o previsto por, pelo menos, três bancos de investimento. O Millennium IB apontava para uma redução do pagamento para 0,20 euros por acção, o HSBC previa a distribuição anual de 0,18 euros e o Bernstein Research antecipou a redução para 0,1625 euros.
(Notícia actualizada às 7h36)