Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT cai quase 9% no dia em que duplicou lucros e reduziu dividendos

A Portugal Telecom encerrou o primeiro semestre do ano com um lucro de 284 milhões de euros, mais 126% do que o valor registado em igual período do ano transacto. Este resultado superou as estimativas médias de 11 casas de investimento que apontavam para ganhos de 266,1 milhões de euros.

14 de Agosto de 2013 às 13:02
  • 8
  • ...

Apesar deste resultado, as acções do grupo liderado por Henrique Granadeiro chegaram a estar a recuar 9,75% esta quarta-feira. A queda no valor dos títulos da operadora de telecomunicações nacional é explicada pela decisão da empresa de proceder a um corte nos dividendos para 2013 e 2014, de 32,5 cêntimos para 10 cêntimos, ou seja, uma redução de 70%.

 

A redução do dividendo é vista pela analista Robin Bienenstock como “um reflexo do contínuo investimento exigido pela Oi para dar a volta aos desafios estruturais do negócio no Brasil”.

 

Por outro lado, o crescimento dos lucros da PT para mais do dobro, no primeiro semestre, é explicado através da venda da participação de 28% que a empresa portuguesa detinha na macaense CTM, operação que foi concluída em Junho, e que elucida a razão pela qual os resultados não servem de travão na queda dos títulos da operadora.

 

Ainda assim, as últimas cinco sessões foram de ganhos para a operadora que é a incumbente do mercado português de telecomunicações. Isto num período marcado pela ofensiva que o empresário mexicano Carlos Slim fez sobre a operadora holandesa KPN e que alimentou as perspectivas de mais movimentos de concentração nas telecomunicações europeias.

 

As acções da PT, que estiveram a recuar 9,75% para 2,852 euros, compensaram parte dos ganhos acumulados nas últimas sessões. A operadora tem sido objecto de várias revisões ao longo das últimas semanas, com os analistas cautelosos relativamente a alguns dos desafios que a operadora enfrenta no Brasil e em Portugal.

 

Neste momento, os títulos da PT seguem a desvalorizar 8,61% para 2,888 euros, num dia marcado ainda pelo recuo de 82,6% no resultado líquido da Oi, onde a operadora portuguesa detém uma participação de cerca de um quarto do capital.

Ver comentários
Saber mais PT resultados dividendos acções Oi
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio