Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Libra atinge mínimos de mais de 30 anos face ao dólar

A moeda britânica já esteve a valer 1,2757 dólares na manhã desta terça-feira,o valor mais baixo desde Junho de 1985. A divisa é penalizada pelo anúncio da saída do Reino Unido da União Europeia, com início aprazado para Março do próximo ano.

Reuters
04 de Outubro de 2016 às 08:39
  • 4
  • ...
Desde Junho de 1985 que a moeda britânica não apresentava um valor tão baixo em relação ao dólar. Esta terça-feira de manhã, a moeda de Sua Majestade tocou mínimos de mais de 30 anos, a cair 0,66% para valer 1,2757 dólares, numa altura em que permanecem incertezas sobre os efeitos da saída do Reino Unido da União Europeia e depois de o Governo britânico ter apontado o final de Março de 2017 como data para o arranque das negociações do "Brexit".


No domingo, a primeira-ministra Theresa May anunciou que ia informar o Partido Conservador sobre a decisão de activar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que desencadeia o início do processo formal de desvinculação da União Europeia, na sequência da vitória do Sim à saída, no referendo de 23 de Junho.

 

Se o artigo for accionado nesse mês de Março, o Reino Unido poderá ficar fora da União Europeia em 2019, findo o período de dois anos relativos aos processos de saída de um Estado-membro. No entanto, esse processo anos pode prolongar-se se o Reino Unido e os outros países comunitários não chegarem a um acordo unânime.

Embora "a recente queda na libra reflicta parcialmente as preocupações com a perspectiva de uma saída difícil da União Europeia, a depreciação da moeda deve continuar a amortecer o impacto económico da decisão de deixar a União Europeia," consideram analistas da Capital Economics citados pelo Financial Times.

Já esta manhã a governante, em declarações no programa Good Morning Britain da estação de televisão ITV, defendeu a necessidade de ter prazos claros para a realização das negociações de desvinculação, em nome da previsibilidade. "As empresas e as pessoas aqui no Reino Unido querem algum grau de clareza em relação ao calendário. (...) Quero dar maior certeza às pessoas para que tenhamos uma entrada suave nessas negociações."

No final de Setembro a moeda britânica completou o quinto trimestre consecutivo de depreciação, naquela que foi a maior série de quedas também das últimas três décadas. A beneficiar das quedas da libra estão as negociações dos títulos na bolsa britânica, que lidera os ganhos na Europa ao avançar quase 1% para máximos de Abril de 2015.

(Notícia actualizada às 8:58 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais libra dólar moedas Reino Unido Brexit União Europeia Europa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio