Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos e governo negam que Dinamarca vai quebrar ligação ao euro

Após a decisão surpreendente do banco central da Suíça de eliminar a taxa mínima de conversão de 1,20 francos suíços por euro, os investidores temem que a Dinamarca possa seguir o exemplo. O Governo dinamarquês e bancos escandinavos negam.

Bloomberg
19 de Janeiro de 2015 às 14:33
  • 2
  • ...

Os bancos nórdicos estão a ser questionados por fundos de investimento sobre a possibilidade da Dinamarca ser a próxima economia a cortar a ligação ao euro, relata a Bloomberg. SEB AB e Danske Bank A/S – principais bancos escandinavos em termos de mercado cambial – negam, realçando que a ligação existe há mais de três décadas e é apoiada pelo Banco Central Europeu, ao contrário do que sucedia no caso suíço, relata a agência noticiosa. Segundo o director de estratégia monetário do SEB uma alteração das taxas de câmbio é "altamente improvável".

 

No dia 26, dia seguinte ao anúncio feito pelo banco central suíço, o ministro da economia dinamarquês assegurou que a ligação da moeda ao euro mantém-se "segura", mas a incerteza permanece junto dos investidores. "Obviamente achamos que é totalmente irrealista, mas isso não parece estar a travar a especulação", afirma Jan Storeup Nielsen, economista no Nordea Markets, à Bloomberg.

 

A coroa dinamarquesa está vinculada ao euro com uma taxa de conversão que varia num intervalo de 2,25% em torno do valor indicativo de câmbio de 7,46038 coroas por euro.  

Ver comentários
Saber mais Dinamarca Banco Central Europeu
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio