Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Haitong: Encontro de Isabel dos Santos e La Caixa é positivo para o BPI

O Haitong considera que o ritmo mais acelerado das negociações entre Isabel dos Santos e o CaixaBank é positivo para o BPI e justifica a forte subida das acções na última sessão.

Paulo Duarte
08 de Março de 2016 às 11:44
  • 1
  • ...

Isabel dos Santos e o presidente do grupo catalão La Caixa (que detém o CaixaBank), Isidre Fainé, encontraram-se na neve, revelou Luís Marques Mendes, este domingo, 6 de Março, no comentário semanal na SIC.

Para o Haitong, o sinal de que as negociações estão a acelerar é "positivo para o BPI" e motivou a subida de quase 5% das acções, na última sessão. O grupo catalão não deverá estar disposto a subir a oferta, mas poderá estar a aproximar-se de um acordo para adquirir a participação de Isabel dos Santos, dizem os analistas do Haitong.

É "positivo para o BPI e, na nossa opinião, este pode ter sido o motivo para o forte desempenho do BPI na sessão de ontem", escrevem os analistas Carlos Cobo e Juan Carlos Calvo, no comentário diário para investidores. Na sessão de segunda-feira, o BPI avançou 4,99% para 1,22 euros, em contraciclo com o PSI-20, que caiu 0,45%. O banco chegou a avançar um máximo de 6,11% para 1,233 euros. Esta terça-feira, contudo, as acções do BPI perdem 1,31% para 1,204 euros.

Os analistas do Haitong consideram que "o CaixaBank pode estar a aproximar-se de concluir um acordo para comprar a participação de cerca de 21% de Isabel dos Santos no BPI e depois lançar uma oferta de aquisição das restantes acções".

Ainda que as acções se mantenham abaixo do preço da oferta lançado no ano passado, o Haitong duvida que o CaixaBank "esteja disponível para melhorar a oferta do ano passado devido ao aumento das incertezas em torno do crescimento da economia e da banca europeia".

O banco de investimento atribuiu um preço-alvo de 1,20 euros às acção do BPI, com uma recomendação de "neutral".

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. 

Ver comentários
Saber mais BPI La Caixa CaixaBank OPA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio