Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Haitong: “Probabilidade de a EDP ser forçada a rever em alta a oferta não é significativa”

Os analistas realçam que a EDP está a oferecer um valor inferior ao da avaliação que têm da Renováveis, mas consideram que a revisão da contrapartida não deverá ser um cenário a ter em consideração.

28 de Março de 2017 às 09:22
  • 2
  • ...

A EDP anunciou na segunda-feira, 27 de Março, ao final do dia duas operações. A primeira foi a venda da espanhola Naturgas por 2,6 mil milhões de euros. Esta operação vai ser usada para dois fins: a redução da dívida e o financiamento da OPA sobre a Renováveis, sendo esta a segunda operação anunciada pela eléctrica liderada por António Mexia.

A EDP oferece assim 6,80 euros por cada acção da empresa liderada por João Manso Neto, o que corresponde a um prémio de 8,5% face à cotação de fecho das acções na última sessão (6,267 euros). No total, para comprar os 22,5% que a EDP não detém da Renováveis, a eléctrica propõe investir 1,33 mil milhões de euros. Face ao preço médio dos últimos seis meses o prémio oferecido é de 10,5%.

 

"O preço oferecido pela EDP não reflecte completamente o valor subjacente dos activos da EDP Renováveis (mesmo a 6,8 euros por acção o potencial de subida face ao nosso preço-alvo de 7,9 euros é de 16%) e um prémio de 10% face à média dos últimos seis meses reflecte o preço da acção deprimido no período e não é um grande prémio." Ou seja, "os fundamentais aconselhariam contra a venda agora", salienta o analista Jorge Guimarães, que assina a nota de análise do Haitong.

 

Já "tecnicamente falando, as coisas não são tão claras", sublinha. "Por um lado, a EDP está a fazer uma oferta não condicionada, por isso acreditamos que o maior risco para os investidores será apenas uma oportunidade de custos. Por outro lado, em ocasiões anteriores (ENEL) não houve revisões de preços, mesmo pagando do início um prémio muito pequeno".

 

O analista diz mesmo que "a probabilidade de a EDP ser forçada a rever em alta a oferta não é significativa, já que pode optar por uma postura de esperar para ver, secando a liquidez da acção", acrescentando que se a eléctrica for bem-sucedida na operação poderá depois lançar uma oferta obrigatória pelos mesmos 6,80 euros.  

 

"Acima de tudo, aconselharíamos os investidores a aumentarem a exposição à EDP" e fazerem uma reavaliação da acção, acrescenta o analista do Haitong.

 

Os analistas do BPI realçam o factor "surpresa" da OPA lançada pela EDP à unidade de energias renováveis, realçando que a oferta compara com a avaliação de 8,00 euros que tem da EDP Renováveis.

 

"A EDP está a tirar partido do falhanço do mercado em reconhecer o potencial de subida da Renováveis e do recente desempenho [das acções] devido aos receios de alterações significativas na política de energias limpas dos EUA", afirmam os analistas Gonzalo Sánchez-Bordona e Flora Trindade.

 

Esta casa de investimento considera que a conjugação da venda da Naturgas com a compra do restante capital da Renováveis traz um valor elevado para a EDP, isto assumindo que há uma aceitação da OPA suficiente para eliminar os minoritários da Renováveis, "com impacto limitado" nos resultados.

 

O BPI considera que a avaliação da EDP poderá ser revista em 13 cêntimos por acção tendo em consideração os dois negócios anunciados na segunda-feira ao final do dia. A EDP está avaliada em 3,25 euros, com uma recomendação de "comprar".

 

As acções da EDP Renováveis estão a subir 9,30% para 6,85 euros, tendo chegado a tocar nos 6,92 euros, o que corresponde ao valor mais elevado desde 28 de Outubro. Já a EDP está a subir 4,33% para 3,06 euros. 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. 

Ver comentários
Saber mais EDP EDP Renováveis Nartugas analistas análise
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio