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O que acontece agora com a OPA à EDP Renováveis?

Depois de comunicado o anúncio preliminar, começa o período para o registo da oferta junto da CMVM.

Miguel Baltazar
28 de Março de 2017 às 13:02
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Depois de ter feito o anúncio preliminar da oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP Renováveis, a eléctrica liderada por António Mexia tem agora 20 dias para fazer o pedido de registo da oferta pública de aquisição junto da CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), liderada por Gabriela Figueiredo Dias (na foto). 

Com o pedido de registo tem de entregar o anúncio preliminar, o projecto de anúncio de lançamento e o projecto de prospecto. 

Quando o fizer tem ainda, na mesma altura, de entregar o comprovativo do depósito da contrapartida em dinheiro ou uma garantia bancária no valor de 1,33 mil milhões de euros, que é o valor total da oferta. A EDP oferece 6,8 euros por cada acção da EDP Renováveis que não detém. Faltam-se 22,5% da Renováveis. 

O projecto de prospecto e o projecto do anúncio de lançamento seguem também para a administração da EDP Renováveis, que tem oito dias desde que receba esses documentos para se pronunciar sobre a oportunidade e condições da oferta. Apesar de ser uma empresa participada, a oferta tem de passar, na mesma, pelo crivo da administração da Renováveis, liderada por Manso Neto. É com base nesses projectos que a administração da Renováveis se pronuncia e não com base no anúncio preliminar divulgado esta segunda-feira, 27 de Março.

A EDP não faz condicionar a oferta a qualquer condição, pelo que não haverá condicionantes adicionais necessárias. E esta é uma operação que não tem de passar pelos reguladores, já que a EDP é já quem controla a Renováveis. 

 

António Mexia já fez saber que espera concluir a operação entre o segundo e o terceiro trimestres deste ano. Mas falta saber o tempo que a EDP levará a entregar os documentos e o período que a CMVM demorará para registar a oferta. O registo é dado depois de analisados todos os documentos entregues pela EDP. Só depois de registada é que a oferta chega ao mercado, sendo, então, marcado um período para a aceitação (ou não) da oferta.

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