Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSI-20 pouco alterado com Galp em terreno negativo e banca a subir

O PSI-20 segue com uma valorização ligeira. Do lado das perdas, destaque para a Galp Energia e grupo EDP. Do lado oposto, estão os títulos da banca. Entre as restantes congéneres europeus não há uma tendência definida.

10 de Fevereiro de 2015 às 10:10
  • 2
  • ...

O PSI-20 soma 0,04% para 5.222,89 pontos, com oito empresas em queda, oito em alta e duas inalteradas. A praça nacional esteve já, no entanto, a registar uma desvalorização ligeira. No resto da Europa, não se verifica uma tendência definida. Do lado dos ganhos, o principal índice grego lidera avançando em torno de 2,50%, a primeira subida em quatro sessões. Do lado das perdas, o índice londrino FTSE lidera as quedas ao recuar em torno de 0,50%.

 

Esta evolução das praças do Velho Continente tem lugar numa altura em que os investidores continuam de olhos postos em Atenas, capital da Grécia. Amanhã, realiza-se um encontro extraordinário dos ministros das Finanças da Zona Euro (Eurogrupo) para debater a situação grega. Os líderes europeus têm de encontrar uma solução para o país numa altura em que se aproxima o fim do programa de resgate grego (termina no final de Fevereiro).

 

Este encontro vai ser uma estreia para Yanis Varoufakis, o ministro das Finanças da Grécia, que, de acordo com o jornal Kathimerini em inglês, vai levar na pasta propostas para apresentar aos homólogos europeus. O plano que o ministro das Finanças vai apresentar ao Eurogrupo não prevê a concessão de novos empréstimos a Atenas, mas antes o aumento do limite de emissão de bilhetes do Tesouro e a utilização dos lucros dos bancos centrais com dívida grega. A tranche da troika será utilizada só em caso de necessidade.

 

Entretanto, Panos Kammenos, líder do partido Gregos Independentes (partido que formou uma coligação com o Syriza para formar Governo na Grécia) e actual ministro da Defesa assume que o país quer "um acordo" com a Europa. Mas se essa possibilidade não se concretizar assume que têm um "plano B". "O que nós queremos é um acordo. Mas se não existir um acordo – temos esperança (que venha a existir) – e se a virmos que a Alemanha continua inflexível e quer separar a Europa, então temos a obrigação de ir para o Plano B. O Plano B é obter financiamento em outra fonte", afirmou Kammenos à televisão grega, citado pela Reuters.

 

Por cá, e do lado das perdas está a Galp Energia. A petrolífera recua 0,77% para 10,335 euros. A petrolífera já ontem tinha fechado em alta, depois de ter anunciado uma subida de 20% nos lucros de 2014, para 373 milhões de euros, um valor que ficou acima do esperado pelos analistas. Ainda neste sector, a EDP Renováveis cede 0,56% para 5,67 euros, a EDP cede 0,03% para 3,209 euros. E a REN cede 0,04% para 2,60 euros.

 

A Jerónimo Martins está também do lado das perdas. A retalhista cede 0,06% para 9,953 euros. A Sonae recua 0,59% para 1,183 euros.

 

Do lado dos ganhos estão os títulos do sector financeiro. O BPI cresce 3,28% para 94,6 cêntimos e o BCP soma 2,17% para 6,6 cêntimos. O Banif segue inalterado nos 0,59 cêntimos.

 

A PT SGPS soma 0,14% para 70,7 cêntimos e a Nos avança 0,94% para 5,47 euros.

Ver comentários
Saber mais bolsa Galp Energia banca PSI-20
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio